Home Basquete Golden State Warriors vence Boston Celtics e se torna campeão da NBA pela 7° vez

Golden State Warriors vence Boston Celtics e se torna campeão da NBA pela 7° vez

Warriors confirma dinastia e ganha seu 4° título nas últimas 8 temporadas. Stephen Curry conquista o MVP das finais e consegue o prêmio individual que faltava em sua galeria

Daniel Magalhães
Amante de esportes

Mais um capítulo da melhor liga de basquete do planeta foi escrito nessa sexta-feira (16). O Golden State Warriors venceu o Boston Celtics por 103 x 90 e se tornou o grande campeão da temporada 2021-2022 da NBA. Em uma temporada de volta por cima após 2 anos prejudicados por lesões, Golden State confirmou o status de “um dos maiores times de todos os tempos” e volta a ganhar um título com seu histórico trio, composto por Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. O jogo foi de muitas reviravoltas, sequências fortes de ambos os times, mas apenas 1 time em quadra tinha Stephen Curry, um dos maiores jogadores da história do basquete, que desequilibrou não só o jogo 6, mas toda a série. Dessa forma, Curry foi eleito o MVP das Finais, e conseguiu o título indiviudal mais almejado de sua carreira. Um desfecho histórico pra um time histórico.

PUBLICIDADE

A temporada 2021-2022 finalmente foi finalizada. O próximo grande evento da liga será na quinta-feira (23), quando ocorrerá o Draft da NBA, onde as franquias da liga escolherão jovens promissores para integrar seus elencos na próxima temporada.

Uma partida digna de campeão

PUBLICIDADE

O jogo começou com o Celtics em cima do Warriors, tentando controlar a velocidade da partida e explorando a diferença de tamanho entre as 2 equipes. Jaylen Brown e Jayson Tatum começaram ativos dos 2 lados da quadra, fazendo com que a equipe abrisse boa vantagem logo no início da partida. Boston marcava com muita fisicalidade, principalmente contra Stephen Curry, o que abria espaço pros coadjuvantes de Golden State, como Klay Thompson e Andrew Wiggins. Ao conseguir defender, o Celtics buscava correr pro ataque e atacar em transição, utilizando Tatum e Brown pra finalizar as jogadas com rapidez. O jogo equilibrou aos poucos, e logo no final do período o Warriors engatou uma sequência de 11-0, com bolas de 3 em sequência de Stephen Curry, Draymond Green e Jordan Poole, dessa forma assumindo a liderança da partida.

O 2° quarto se caracterizou por sequências fortes de ambos os times. O período iniciou da mesma forma, com o Warriors avassalador e aplicando uma sequência que parecia não ter fim. Forte na defesa de 1 contra 1 e saindo rápido pro ataque e pontuando, a equipe da Bay Area obrigou Ime Udoka, técnico do Celtics, a pedir 2 tempos técnicos rapidamente após perceber que não estava conseguindo controlar o ritmo da partida e que seu time parecia sem resposta após Golden State estar 21-0 nos últimos 4 minutos e meio de partida. Mas o Celtics se mostrou focado no jogo, voltando com uma defesa extremamente forte e uma sequência de 7-0 após o timeout, cortando a desvantagem pra 8 pontos. Entretanto, novamente o Warriors controlou o ritmo da partida com uma atuação incrível de Stephen Curry, seja pontuando ou abrindo espaço pra seus companheiros pontuarem, abrindo uma vantagem de 18 pontos, a maior do jogo até então. No final do quarto, a partida se equilibrou novamente, e Golden State foi pro intervalo vencendo por 15 pontos. A situação estava crítica pro Celtics, que jogavam pela vida na série.

Na volta do intervalo, um show de bolas de 3. O clima estava tenso no TD Garden e os populares de Boston, conhecidos por serem extremamente barulhentos e participativos, empurravam timidamente o Celtics devido ao nervosismo, e o que se viu em quadra foi Stephen Curry sendo Stephen Curry. O principal nome da maior dinastia dos últimos anos da liga entrou no jogo, mostrando ao mundo a fome de títulos que ainda tem. Após acertar a terceira bola de 3 seguida no quarto, Curry apontou pro seu dedo anelar, indicando para todos que o 4° anel de campeão da NBA era sua obsessão, e que a chance de ganhá-lo não passaria desta noite. Mas o Celtics não se dava por vencido, e o time continuava brigando por todas as posses dentro de quadra. Jaylen Brown chamou a responsabilidade e, junto com a torcida que novamente inflamou o ginásio, o Celtics diminuiu a vantagem para apenas 10 pontos e a insanidade tomou conta da partida. O jogo foi pro último período com uma vantagem reversível, e o fim do jogo prometia ser incrível.

No último quarto, o drama tomou conta. Diferente dos outros 36 minutos de partida, o 4° período iniciou sem ter grandes sequências para os times, o placar permanecia o mesmo, apesar de todo os esforço das 2 equipes. Robert Williams e Draymond Green se destacavam na defesa, enquanto Stephen Curry continuava demonstrando seu repertório ofensivo no ataque. O tempo passava e uma virada parecia cada vez mais improvável, apesar de todo o esforço do Celtics e de sua torcida. Entretanto, não havia solução. O título estava encaminhado para o Golden State Warriors, que mais uma vez demonstrava a força do seu trio histórico, composto por Curry, Klay e Green. Boston se abateu nos minutos finais de jogo, e o Warriors apenas controlou o ritmo da partida pra garantir a nova conquista. O Warriors novamente se tornou campeão da NBA, e Stephen Curry finalmente conseguiu o almejado MVP das Finais, fruto de seu trabalho incessante e sua obsessão pelo esporte. O fã de basquete agradece a grande temporada 2021-2022, e espera com olhos brilhantes um novo ano de NBA, com o melhor basquete do mundo.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA

Boston Celtics 90 x 103 Golden State Warriors

Data: 16/06/2022

Horário: 22:00

PUBLICIDADE

Local: TD Garden, Boston (EUA)

Cestinha do Warriors: Stephen Curry (34)

Cestinha do Celtics: Jaylen Brown (34)