O Grêmio vem se recuperando na Série B do Brasileirão e já está no G-4 da competição. As estatísticas mostram o principal mérito do time: a defesa.
O sistema defesa do Tricolor sempre foi o destaque do time, desde anos antes do rebaixamento. Geromel e Kannemann já foram a melhor dupla de zaga da América do Sul e continuam sendo uma das mais bem sucedidas, mesmo com o clube na Série B.
O Grêmio sofreu apenas cinco gols na competição. Um desempenho de impor respeito e que vem garantido que o time, mesmo com um dos piores ataques, consiga brigar pela parte de cima da tabela.
O técnico Roger Machado já testou diferentes formações no campeonato. Seja no 4-5-1, 4-1-3-1, 3-5-2 ou 3-4-3, a equipe permanece sofrendo poucos gols. Uma das principais críticas feitas ao trabalho do comandante no Grêmio é justamente que o time já possui os defensores com melhor qualidade individual no campeonato. Então, não haveria necessidade de montar um esquema defensivo, como tem acontecido na maior parte da Série B.
A presença de Thiago Santos como volante, por exemplo, um jogador que tem presença ofensiva nula, não faz sentido em um time que já não sofre gols. Porém, a esperança a torcida é que isso mude com a liberação de Lucas Leiva para atuar, a partir do dia 18 desse mês.
Times do G-4 brigam com o Grêmio pelo posto de melhor defesa
Entretanto, o time gaúcho não está sozinho na disputa. O Cruzeiro está perto, com somente um sol sofrido a mais que o Grêmio. Em seguida, vem o Vasco, segundo colocado no Brasileirão e que sofreu apenas sete gols.
Um pouco mais distante, mas também na briga, Sport e Bahia se encontram com oito gols sofridos. Lembrando que ambos os times trocaram de técnicos recentemente devido à queda no desempenho na Série B. Com as mudanças, as equipes nordestinas esperam voltar a vencer no campeonato e se aproximar dos líderes.
O Cruzeiro tem sido o principal destaque da Série B. Mesmo com uma folha salarial muito menor que o Grêmio, o time mineiro tem feito uma campanha exemplar que garante imensas chances de promoção para a primeira divisão.
Entre os times de menor orçamento, o principal destaque é a Tombense. A equipe sofreu apenas 14 gols e está em sexto lugar na competição. O clube está empatado em pontos com o Sport, há quatro do Grêmio, quarto colocado.
Confira o ranking completo das melhores defesas:
- Grêmio: 5
- Cruzeiro: 6
- Vasco: 7
- Sport: 8
- Bahia: 8
- Chapecoense: 12
- CSA: 13
- Criciúma: 14
- Tombense: 14
- Ponte Preta: 14
- Ituano: 14
- Vila Nova: 15
- Brusque: 15
- Sampaio Corrêa: 15
- Operário: 16
- Novorizontino: 16
- CRB: 17
- Londrina: 17
- Guarani: 18
- Náutico: 18

