Fórmula 1: Hamilton vira dúvida para corrida, tem papo reto com Wolff e faz promessa
Lewis Hamilton terminou o GP do Azerbaijão em quarto, mas continua sofrendo com o efeito porpoising. Britânico tem 62 pontos na Fórmula 1
Reprodução/Mercedes
Eleito o piloto do dia neste domingo (12), Lewis Hamilton terminou o Grande Prêmio (GP) do Azerbaijão em quarto lugar após ter largado na sétima posição. A conquista, entretanto, ocorreu após muito sofrimento, principalmente físico.
Isso porque o britânico guiou, por 306 quilômetros, um carro com visível excesso de efeito porpoising. Ou seja, o veículo “quicou” demais na pista justamente quando Hamilton acelerava até as velocidades mais rápidas.
Tal fenômeno preocupa os profissionais que integram a Fórmula 1. Os debates são sobre as consequências que o efeito porpoising pode trazer à saúde dos pilotos no futuro.
Fato concreto é que Lewis Hamilton teve uma conversa mais séria com o chefe da Mercedes, Toto Wolff, após a realização da corrida.
“Lewis, todos nós sabemos que isso é uma “shit box” para pilotar no momento, sinto muito pelas suas costas também, vamos resolver todas as coisas”, reconheceu Wolff.
Toto Wolff’s post-race radio to Hamilton on the state of the Mercedes #AzerbaijanGP #F1 pic.twitter.com/QSP6eJixEC
— Spare Parts: A Racing Podcast (@sparepartspod) June 12, 2022
Hamilton interagiu com o chefe. Ele agradeceu pela estratégia, mas pediu ajustes no carro.
“Ótimo trabalho com a estratégia, obrigado por continuar se esforçando. Vamos definitivamente fazer algumas mudanças, ok? Obrigado! Vamos continuar a nos esforçar”, respondeu.
Em entrevista, o britânico destacou que os “quiques” prejudicam o desempenho da Mercedes. “Estávamos em uma posição muito boa com terceiro e quarto”, reconheceu.
“A equipe fez um bom trabalho na estratégia e, assim que corrigirmos esse salto, estaremos lá na corrida. Mas estamos perdendo mais de um segundo ou pelo menos um segundo com o salto”, prosseguiu.
Hamilton também prometeu trabalhar com a equipe para solucionar o problema. “Estarei na fábrica amanhã, pois precisamos ter discussões para continuar evoluindo”, declarou.
Com o resultado, Hamilton chegou aos 62 pontos. Ele está em sexto lugar no campeonato de pilotos da Fórmula 1.
Hamilton tem 62 pontos no campeonato de pilotos da Fórmula 1
Hamilton vira dúvida para a próxima corrida
A próxima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 será em breve. Está marcada para o dia 19, no Canadá, a partir das 15h.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que há possibilidades de Lewis Hamilton não correr por questões de saúde.
“Sim, definitivamente. Você pode ver que não é algo muscular, vai bem fundo na coluna e há algumas consequências”, declarou.
O britânico falou das dores nas costas que sentiu após a corrida no Azerbaijão. “Eu não posso expressar a dor que você sentiria especialmente na reta. No final, você está apenas rezando para que a corrida termine”, disse.
— Mercedes-AMG F1 Brasil 🇧🇷 (@MercedesAMGF1BR) June 12, 2022
Caso Lewis Hamilton não possa, realmente, entrar na pista, ele deve ser substituído por Nyck de Vries.
O neerlandês tem um título de Fórmula E no currículo e, constantemente, aparece ao lado de Toto Wolff nos boxes da Mercedes.
Vale destacar que ele já participou da temporada 2022 da Fórmula 1. Isso ocorreu na primeira sessão de treino livre para o Grande Prêmio da Espanha.
Ele guiou um carro da Williams e fez o 18° melhor tempo. Ficou à frente de Nicholas Latifi e Juri Vips.

