Home Futebol Internacional tenta estender empréstimo de Vitão, mas tem janela de transferências como maior adversário

Internacional tenta estender empréstimo de Vitão, mas tem janela de transferências como maior adversário

Cria do Palmeiras, Vitão tem contrato com o Internacional até o fim de junho

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Internacional se movimenta nos bastidores para prorrogar o empréstimo do zagueiro Vitão, que tem contrato com o Colorado até o fim de junho. A decisão já vinha sendo debatida internamente, mas foi intensificada nos últimos dias.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com que o Internacional mantém contatos com o Shakthar Donetsk a fim de ampliar o compromisso até o fim da atual temporada. O novo tempo de contrato é visto pela diretoria colorada como ‘grande reforço’ para o elenco.

Caso não seja costurado um acordo amigável com o clube ucraniano, o Internacional se verá obrigado a adquirir parte dos direitos econômicos do jogador, o que nesse momento está fora de cogitação devido ao momento financeiro do clube.

PUBLICIDADE

Por outro lado, outro cenário que também é trabalhado pela diretoria colorada é ir ao mercado da bola para repor uma eventual saída de Vitão. Alguns jogadores são analisados internamente pela comissão técnica, mas não há um nome de consenso.

Ainda segundo apurou a reportagem, Vitão tem total aprovação da comissão técnica e, principalmente, de Mano Menezes. Afinal, o zagueiro é visto pelo treinador como peça importante para as pretensões do clube.

O Shakthar Donetsk, por sua vez, considera manter o jogador no Internacional desde que seja incluído uma cláusula de obrigação de compra do passe no fim do novo compromisso que teria duração até dezembro.

Janela de transferências é ‘rival’ do Internacional

Com o conflito entre Rússia e Ucrânia, Vitão não retornará ao Leste Europeu. Afinal, os campeonatos foram suspensos pela Fifa até que os países assinem um tratado de paz e parem com a guerra na região.

PUBLICIDADE

Apesar de estar impossibilitado de entrar em campo, o Shakthar Donetsk vê nesta janela de transferências uma excelente oportunidade lucrar com a venda de alguns jogadores, inclusive Vitão, para outros centros da Europa.

O Torcedores.com apurou que o empresário Franck Henouda, responsável por levar jogadores brasileiros para o clube, foi procurado por dirigentes de equipes europeias. Nos últimos dias, ele foi contatado por Roma, da Itália, Villarreal, da Espanha e, West Ham, da Inglaterra.

Ainda não há uma proposta oficial dos clubes, mas a expectativa é que as conversas avancem gradativamente. O Internacional já tomou conhecimento das sondagens. Porém, não tem condições de entrar em uma competição pelo atleta.

Com isso, a diretoria colorada está adotando a estratégia de se manter à parte nas negociações. O clube não está poupando esforços para manter Vitão no Beira-Rio, mas há um limite financeiro que precisa ser respeitado.

PUBLICIDADE

A carreira de Vitão

Cria das divisões de base do Palmeiras, Vitão se transferiu para o Shakthar Donetsk em 2019. Com apenas 19 anos, ele chegou ao clube sendo considerado o ‘novo’ Thiago Silva, zagueiro do Chelsea e da Seleção Brasileira, devido a técnica apurada.

Desde então, disputou mais de 36 partidas pelo clube ucraniano. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Ucraniano (2019/2020), a Supertaça da Ucrânia (2021). Pelo Palmeiras, faturou o Campeonato Brasileiro Sub-20 (2018) e a Copa do Brasil Sub-20 (2019).

Melhores momentos: Coritiba 1 x 0 Botafogo (Brasileirão). Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI2WFlicnVWNCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]