No dia 5 de junho, último domingo, aconteceu o Mundial da categoria, em Long Beach, nos EUA. O evento contou com a participação de 10 atletas brasileiros no dia principal do torneio.
Na categoria feminina, a lutadora Brenda Larissa, que estava representando a “Fight Sport”, ficou com a medalha de prata no peso-galo, depois de um duríssimo duelo contra a também brasileira Mayssa Bastos, da “Unity Jiu-jitsu”.
Já a disputa do meio-pesado, teve o confronto entre as brasileiras Luciana Mota, da Alliance, que é radicada em São Diego, Califórnia, e 4 vezes campeã mundial, Ana Carolina Vieira, da “Aviv Jiu-jitsu”. O duelo teve vitória de Ana, que ficou com a medalha de ouro na categoria.
Na categoria peso-pesado, Rafaela Guedes, que estava representando a Atos Jiu Jitsu, foi derrotada por Larissa Almeida, da “MJN Jiu Jitsu”.
Veja também os resultados das categorias masculinas do Jiu Jitsu
Thalison Soares, que atualmente vive na Austrália e representou a “Art of Jiu Jitsu”, levou a medalha de ouro ao vencer o lutador Bebetinho, da “GF Team”, na categoria peso-galo.
Na categoria pluma, Meyram Maquiné, da “Dream Art”, venceu o lutador Diego Pato, também da “Dream Art”, na final e ficou com o título da categoria. Diogo Reis, da “Fight Sport”, ficou com o bronze.
O maior destaque do evento foi o lutador Micael Galvão, da “Fight Sport”. Com apenas 18 anos de idade, ele se tornou o campeão mundial mais novo da história do Jiu-jitsu ao vencer o americano Tye Ruotolo, da “Athos”.
A categoria masculina também contou com um momento de despedida, pois o lutador brasileiro Alexandre Ribeiro, da “Six Blades”, que decidiu se aposentar da carreira de lutas. Carisonhamente chamado de “Xande Ribeiro”, o atleta emocionou o público presente no evento, em Long Beach.

