Entenda como passagem de João Victor pelo Atlético-GO mudou sua trajetória no Corinthians
Zagueiro do Timão teve grande evolução na sua carreira após defender o Dragão por empréstimo em 2020
João Victor, do Corinthians - Gabriel Aponte/Getty Images)
Desde 2019 no Corinthians, João Victor fez um grande Brasileirão em 2021 e é visto como um atleta que em breve estará atuando no futebol europeu. E o Atlético-GO tem grande importância na história do jogador. Em 2020 ele fez uma grande temporada no Dragão, que o credenciou a voltar para o clube alvinegro com moral para disputar posição entre os titulares.
Durante sua passagem por Goiânia, ele trabalhou com Vágner Mancini, que posteriormente comandou o zagueiro quando assumiu o Corinthians.
Em entrevista ao UOL Esporte, o treinador elogiou a qualidade de João Victor.
“Sua primeira oportunidade foi de lateral, e foi muito bem. Na sequência, acabou ganhando uma vaga na zaga. É um zagueiro rápido, bom no jogo aéreo e com boa saída de bola. Tem um extracampo muito bom, treina forte. Quando retornou do empréstimo, o reencontrei no Corinthians. Como já o conhecia, dei a ele a oportunidade”, afirmou Mancini.
Velocidade de João Victor
Muitos não sabem, mas o zagueiro do Corinthians chegou a praticar atletismo por influência do seu pai, Airton José Marcelino.
Apesar de deixar a modalidade de forma até precoce, o esporte ajudou João Victor em sua carreira no futebol. Esse fato foi citado por Marcelo Cabo, que assumiu o Atlético-GO após a saída de Vágner Mancini.
“Quando eu cheguei no Atlético-GO fui ver os dados dele e um dado que me chamou atenção foi que ele tinha velocidade de extremo (ponta/atacante). Então eu tinha uma organização de jogo que procurava atrair a equipe adversária para o lado esquerdo, fazer uma saída com três zagueiros, e trocava o corredor rápido para que ele pudesse arrastar do lado direito e virar quase que um lateral direito. E várias vezes ele surpreendia o adversário por causa da qualidade técnica dele e da velocidade”, declarou o treinador, também em entrevista concedida ao UOL Esporte.
Pontos de melhora
Com 23 anos, João Victor ainda comete alguns erros. Tanto que em 2022 ele não repetiu o nível das atuações do ano passado. Esse fato foi citado por Marcelo Cabo.
“Ele é muito ansioso. Por um lado ajuda muito a equipe dele, mas por outro lado ele se expõe muito, ele tem de melhorar. Vejo pela trajetória no Corinthians que ele já melhorou bastante, mas é uma coisa que ele pode melhorar também, e isso vai melhorar com o tempo, com o amadurecimento. Acho que é um jogador que tem margem para evolução, apesar de hoje já desenvolver um bom jogo. Um poder de crescimento no mercado. Desejo todo sucesso do mundo ao João”.
Futuro de João Victor
Com contrato até dezembro de 2023, o zagueiro está no radar do futebol europeu por conta da sua qualidade. As notícias mais recentes são de que Porto e Benfica estão interessados em sua contratação.
Internamente, o Corinthians prevê a venda do atleta em breve. Inclusive, os dirigentes esperam receber propostas por João Victor assim que a janela europeia abrir.
O Timão espera receber no mínimo 10 milhões de euros por João Victor (aproximadamente R$ 51 milhões). Mas é importante lembrar que o clube tem apenas 55% dos direitos federativos do zagueiro. Os 45% restantes pertencem ao Coimbra, equipe administrada pelo banco BMG.
Além disso, o Corinthians busca incluir cláusulas para aumentar seus ganhos com o atleta. Desde adicional por metas até manter um percentual em caso de venda futura.
Recepção da Fiel no hotel do Timão! 🫂
— Corinthians (@Corinthians) June 6, 2022
📸 @olavoguerra e @flavio__ortega / Ag. Corinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/UmG87pF4Vs

