Home Futebol 12 jogadores que se aposentaram mas depois retornaram aos gramados

12 jogadores que se aposentaram mas depois retornaram aos gramados

Retorno de Túlio Maravilha aos gramados não é uma coisa inédita no futebol

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Aos 52 anos, o ídolo do Botafogo, Túlio Maravilha, anunciou que irá voltar a jogar futebol profissional. Ele irá jogar pelo Sport-ES, que disputa a segunda divisão capixaba e a Copa Espírito Santo. Sua última partida havia sido em 2019, quando jogou quatro vezes pelo Taboão da Serra, de São Paulo.

PUBLICIDADE

Mas, se engana quem pensa que a volta aos gramados de um jogador já aposentado é uma novidade. Isso já aconteceu diversas outras vezes. Até o Rei Pelé já fez isso.

Listei abaixo, alguns dos principais jogadores que já fizeram o mesmo que Túlio Maravilha.

PUBLICIDADE

Pelé

O maior jogador de todos os tempos já fez o mesmo que Túlio. Ele havia anunciado a aposentadoria quando jogava no Santos. Mas, um ano depois, o Rei voltou e foi atuar no New York Cosmos para popularizar o futebol nos EUA. Ele jogou no clube de 1975 a 1977.

Romário

Hoje na política, o Baixinho se aposentou em 2007, quando estava no Vasco. Retornou aos gramados em 2009, pelo América-RJ, cumprindo promessa feita ao pai de vestir a camisa do clube carioca.

Zico

Ídolo do Flamengo, o Galinho parou de jogar em 1989, quando atuava pelo Mengão. Porém, em 1991 decidiu retornar e jogou pelo Kashima Antlers, do Japão, até 1994.

Rivaldo

Um dos heróis do penta e melhor jogador do mundo em 1999, Rivaldo se aposentou no Mogi Mirim, em 2014. Mas, um ano depois, resolveu jogar mais uma temporada pelo próprio Mogi Mirim, clube em que ele também era presidente.

PUBLICIDADE

Roberto Carlos

Um dos maiores laterais da história, o pentacampeão mundial Roberto Carlos se aposentou em 2012, quando era jogador do Anzhi, da Rússia. Entretanto, em 2015, retornou aos gramados como técnico-jogador do Delhi Dynamos, da Índia. Em 2022, aos 48 anos, ele ainda fez mais uma partida de futebol, pelo Bull in the Barne United, clube amador da Inglaterra.

Richarlyson

Atualmente comentarista da Globo, Richarlyson teve algumas idas e vindas. Ele se aposentou em 2014, se aventurou no vôlei e o voltou ao futebol em 2015, pela Chapecoense. O ex-jogador parou de jogar, de vez, em 2021 e seu último clube foi o Noroeste.

Vampeta

Hoje comentarista, o ídolo do Corinthians se aposentou em 2008, após passagem pelo Juventus-SP. Ele retornou aos gramados três anos depois, sendo treinador e jogador do Grêmio Osasco.

Dida

Reserva de Marcos no penta da seleção, Dida se aposentou em julho de 2010, quando estava no Milan. Porém, dois anos depois, aos 38 anos de idade, retornou aos gramados pela Portuguesa e, posteriormente, ainda defendeu Grêmio e Internacional.

PUBLICIDADE

Amoroso

Campeão do mundo pelo São Paulo, Amoroso se aposentou em 2009, quando jogava pelo Guarani. Entretanto, mudou de ideia e voltou a jogar pelo Boca Raton, clube da quarta divisão do futebol dos Estados Unidos, em 2016.

Loco Abreu

O ídolo do Botafogo anunciou sua aposentadoria em 2021. Mas, retornou aos gramados três meses depois pelo Olimpia, do Uruguai.

Petr Cech

Após se aposentar em 2019, o goleiro virou diretor do Chelsea. Porém, em 2020, foi inscrito pelo clube na Premier League por precaução, pois o clube temia um possível surto de covid-19 no elenco. Para ficar com ritmo de jogo, ele chegou a atuar na Premier League 2, torneio para jogadores sub-23 ou atletas que tenham estourado a idade.

Robben

Em 2020, um ano após se aposentar, voltou aos gramados e vestiu a camisa do Groningen, da Holanda, clube no qual jogou nas divisões de base.

PUBLICIDADE