Home Futebol Presidente da UEFA perde a paciência com Jürgen Klopp e Guardiola; entenda

Presidente da UEFA perde a paciência com Jürgen Klopp e Guardiola; entenda

O chefe da entidade teve reação surpreendente com os técnicos de Liverpool e Manchester City; clubes da Premier League

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.
PUBLICIDADE

Pep Guradiola e Klopp são notícias na mídia esportiva por conta de seus excelentes trabalhos à frente de suas respectivas equipes. No entanto, às vezes os renomados técnicos extrapolam nas reclamações. Conquanto, provocaram irritação de Aleksander Caferin, presidente da UEFA.

O chefe da UEFA reagiu neste sábado (25) contra o treinador alemão e o espanhol. Isso porque, ambos os técnicos têm reclamado constantemente a respeito do calendário à entidade.

Os dois principais técnicos da Premier League, nas últimas temporadas, preocupam-se bastante com o bem-estar de seus astros. Portanto, pedem maior flexibilidade na calendário europeu.

PUBLICIDADE

Caferin, por sua vez, instruiu que Guardiola e Klopp parem de reclamar. Desta forma, disse para os treinadores que os “operários de fábrica” em posições muito menos privilegiadas são os profissionais que têm “licença” para reclamar.

Corneta do presidente da UEFA

Aleksander argumenta, portanto, que se você joga menos, seu faturamento será bem menor. Então, para que os grandes clubes consigam receitas para manter seus elencos estrelados precisam de demanda de jogos.

“É fácil sempre atacar a FIFA e a UEFA, mas a coisa é simples. Se você jogar menos, você ganha menos dinheiro. Quem deve reclamar são os trabalhadores da fábrica que recebem €1.000 por mês. Todo mundo quer mais jogos de Copa, mas ninguém desiste de nada. Os clubes queriam 10 jogos na fase de grupos da Champions League. Eles terão oito, é o número certo. As ligas nacionais devem ter 18 clubes, mas os presidentes não concordam. Eles devem entender que duas xícaras domésticas são muitas.”

Reclamações de Jürgen Klopp

As críticas tanto de Klopp quanto de Guardiola se relacionam ao fato de como a Premier League, FA, UEFA e FIFA têm agendado torneios tanto nas ligas nacionais quanto em nível internacional, aumentando a quantidade de jogos de alta intensidade. Após a vitória final do Liverpool na FA Cup, diante do Chelsea, em maio, Klopp realizou, portanto, um longo discurso em referência direta à UEFA.

PUBLICIDADE

“A razão pela qual não estou de tão bom humor quando falo da UEFA é por causa da Nations League”, disse o técnoco alemão, do Liverpool.

“Eu ainda acho que é uma das ideias mais ridículas do mundo do futebol, porque agora terminamos uma temporada onde [alguns] jogadores já jogaram mais de 70 jogos. Facilmente – jogos de clubes 63 ou 64, mais internacionais – e depois ir direto para 75, o que é muito louco e continuamos com jogos da Liga das Nações porque temos que jogá-los [quando] não há torneio, quem se importa que joguemos quatro, cinco ou seis jogos com as seleções nacionais.”

Um dos motivos claros de Klopp, estava no fato do Liverpool ser obrigado a jogar três dias depois daquela final da FA Cup – que teve prorrogação e penalidades – diante do Southampton

“É difícil, mas é melhor você gemer e discutir quando você ganhou algo do que quando você perde”, continuou ele. “Eu vou sentar aqui e dizer isso e as pessoas vão dizer: ‘Pare de reclamar!’ Ninguém mais está fazendo isso, você não pensa nisso por um segundo. “É difícil, hein? Talvez fosse melhor se você jogasse na quinta-feira. 120 minutos e depois terça-feira, vamos lá. É enorme.”.

PUBLICIDADE

“É difícil, mas é melhor você gemer e discutir quando você ganhou algo do que quando você perde. Eu vou sentar aqui e dizer isso e as pessoas vão dizer: ‘Pare de reclamar!’ Ninguém mais está fazendo isso, você não pensa nisso por um segundo. É difícil, hein? Talvez fosse melhor se você jogasse na quinta-feira. 120 minutos e depois terça-feira, vamos lá. É enorme”, disparou o técnico dos Reds.

Reclamações de Guardiola

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, tem compartilha a mesma opinião de Klopp. No entanto, de uma forma mais radical. Isso porque o técnico espanhol tem até sugerido uma greve para solucionar o problema do calendário na Europa.

“O problema são as luminárias”, disparou em dezembro do ano passado o técnico do Manchester City.

“O calendário, 365 dias por ano com deveres internacionais para a seleção nacional, grandes competições com muitos jogos. Os jogadores têm duas ou três semanas de férias no verão e é a temporada novamente. Isso é demais.”

PUBLICIDADE

“Os jogadores e os gerentes devem estar todos juntos e fazer uma greve, ou algo assim, porque apenas através de palavras não vai ser resolvido? Para a FIFA, a Premier League, as emissoras… o negócio é mais importante do que o bem-estar”, criticou o técnico espanhol, motivando a fúria do presidente da UEFA contra ele, Guardiola, e contra Jürgen Klopp, técnico do Liverpool.