Home Futebol Lateral do Grêmio completa mil dias sem jogar

Lateral do Grêmio completa mil dias sem jogar

Saiba quem é o atleta que se machucou em 2019 e não conseguiu mais retornar aos gramados no time profissional

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Na semana passada, Leonardo Gomes obteve a triste marca de mil dias sem entrar em campo pela equipe principal do Grêmio. O lateral-direito se machucou gravemente em 4 de setembro de 2019, durante a semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Desde então, nunca mais atuou pelos profissionais do tricolor gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na ocasião, o Grêmio foi eliminado pelo Furacão no jogo de volta, na Arena da Baixada, ficando fora da decisão. Numa dividida, sentiu ao apoiar o pé no chão, rompendo o ligamento cruzado posterior do joelho direito.

Naquele mesmo ano de 2019, Léo Gomes chegou a ser observado por Tite para uma futura convocação pra Seleção Brasileira. No primeiro Grenal daquela mesma temporada, fez o gol da vitória no clássico válido pelo Campeonato Gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Retorno aconteceu no time de transição em 2021

Léo Gomes fez duas cirurgias no joelho direito. No ano passado, chegou a atuar em duas partidas pelo Brasileirão de Aspirantes. Em 16 de setembro, jogou por 67 minutos contra o Ceará. No dia 10 de outubro, foram 66 diante do Avaí. O Grêmio venceu a competição. Ainda participou de uma rodada da Copa FGF com a equipe de transição.

Em 2022, o lateral de 25 anos chegou a iniciar a pré-temporada com o elenco principal, mas sofreu lesão muscular de grau 3 na coxa esquerda. O atleta ainda não foi relacionado pra nenhuma partida neste ano. No mês passado, Léo Gomes sentiu desconforto na região posterior na coxa direita. O exame de imagem apontou lesão de grau 1, de gravidade menor. O contrato de Léo Gomes com o Grêmio vai até o fim deste ano.

PUBLICIDADE

Atualmente, o clube tem problemas na posição. Edilson e Rodrigo Ferreira convivem com problemas físicos. Roger Machado vem improvisando o zagueiro Rodrigues e o volante Mateus Sarará na lateral-direita. O colombiano Orejuela, trazido por empréstimo no começo do ano, foi devolvido ao São Paulo por insuficiência técnica e atualmente joga no Athletico-PR.

PUBLICIDADE

Better Collective