Na semana passada, Leonardo Gomes obteve a triste marca de mil dias sem entrar em campo pela equipe principal do Grêmio. O lateral-direito se machucou gravemente em 4 de setembro de 2019, durante a semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Desde então, nunca mais atuou pelos profissionais do tricolor gaúcho.
Na ocasião, o Grêmio foi eliminado pelo Furacão no jogo de volta, na Arena da Baixada, ficando fora da decisão. Numa dividida, sentiu ao apoiar o pé no chão, rompendo o ligamento cruzado posterior do joelho direito.
Naquele mesmo ano de 2019, Léo Gomes chegou a ser observado por Tite para uma futura convocação pra Seleção Brasileira. No primeiro Grenal daquela mesma temporada, fez o gol da vitória no clássico válido pelo Campeonato Gaúcho.
Retorno aconteceu no time de transição em 2021
Léo Gomes fez duas cirurgias no joelho direito. No ano passado, chegou a atuar em duas partidas pelo Brasileirão de Aspirantes. Em 16 de setembro, jogou por 67 minutos contra o Ceará. No dia 10 de outubro, foram 66 diante do Avaí. O Grêmio venceu a competição. Ainda participou de uma rodada da Copa FGF com a equipe de transição.
Em 2022, o lateral de 25 anos chegou a iniciar a pré-temporada com o elenco principal, mas sofreu lesão muscular de grau 3 na coxa esquerda. O atleta ainda não foi relacionado pra nenhuma partida neste ano. No mês passado, Léo Gomes sentiu desconforto na região posterior na coxa direita. O exame de imagem apontou lesão de grau 1, de gravidade menor. O contrato de Léo Gomes com o Grêmio vai até o fim deste ano.
Atualmente, o clube tem problemas na posição. Edilson e Rodrigo Ferreira convivem com problemas físicos. Roger Machado vem improvisando o zagueiro Rodrigues e o volante Mateus Sarará na lateral-direita. O colombiano Orejuela, trazido por empréstimo no começo do ano, foi devolvido ao São Paulo por insuficiência técnica e atualmente joga no Athletico-PR.

