A Libra ganhou uma ‘rival’ na tentativa de organizar e vender o Campeonato Brasileiro no futuro. Nesta terça-feira, 25 clubes das Séries A e B firmaram a criação da Liga Forte Futebol do Brasil, em reunião realizada na sede da CBF.
Segundo a Veja e o GE, o estatuto de criação da nova entidade foi oficializado com a assinatura dos times participantes no encontro. A intenção é de que estes clubes possam discutir em bloco a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão e também conversar sobre a organização do torneio nos próximos anos.
As intenções de formação da Liga Forte Futebol do Brasil se dão por conta da divergência que estas equipes também possuem com a Libra, entidade que reúne outra fatia dos clubes da primeira e segunda divisões do futebol nacional. A grande divergência entre as duas partes se dá pela distribuição do dinheiro vindo dos direitos de transmissão.
A Libra defende que 40% do dinheiro vindo da venda da transmissão do Brasileirão seja dividido de forma igual entre clubes, com 30% sendo distribuídos conforme a performance e outros 30% por engajamento e audiência. O grupo que criou a Liga Forte, no entanto, deseja que a cota a ser repassada para os clubes seja maior (50%) na porção igualitária. A parte restante seria dividida entre 25% por performance e 25% em engajamento.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJYdnpOVnFVciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
(ge) #Aprizion > Na CBF, 25 clubes fora da Libra batizam nova associação: a Liga Forte Futebol do Brasilhttps://t.co/g8tzb0t1ey pic.twitter.com/y5WWz9wWUu
— Aprizion Brasil News 1 (@aprizion) June 28, 2022
Por conta da resistência da Libra em discutir a mudança, apontando que a conversa só pode acontecer mediante a entrada dos times na organização, os clubes restantes optaram por não negociar mais por ora e criar a entidade ‘rival’ para tentar organizar do seu modo o Brasileiro.
São 13 times da Série A (Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Athletico Paranaense, Avaí, Fluminense, Juventude, Internacional, Fortaleza, Ceará, Atlético-GO e Goiás) e mais 12 da Série B (Chapecoense, Tombense, CRB, Brusque, CSA, Vila Nova, Londrina, Operário-PR, Náutico, Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma).

