Home Futebol Liga Forte Futebol do Brasil é criada em reunião na CBF por times fora da Libra

Liga Forte Futebol do Brasil é criada em reunião na CBF por times fora da Libra

Em reunião nesta terça-feira (28), 25 clubes que não assinaram com a Libra formaram associação para discutir Brasileirão e venda de direitos

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Libra ganhou uma ‘rival’ na tentativa de organizar e vender o Campeonato Brasileiro no futuro. Nesta terça-feira, 25 clubes das Séries A e B firmaram a criação da Liga Forte Futebol do Brasil, em reunião realizada na sede da CBF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a Veja e o GE, o estatuto de criação da nova entidade foi oficializado com a assinatura dos times participantes no encontro. A intenção é de que estes clubes possam discutir em bloco a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão e também conversar sobre a organização do torneio nos próximos anos.

As intenções de formação da Liga Forte Futebol do Brasil se dão por conta da divergência que estas equipes também possuem com a Libra, entidade que reúne outra fatia dos clubes da primeira e segunda divisões do futebol nacional. A grande divergência entre as duas partes se dá pela distribuição do dinheiro vindo dos direitos de transmissão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Libra defende que 40% do dinheiro vindo da venda da transmissão do Brasileirão seja dividido de forma igual entre clubes, com 30% sendo distribuídos conforme a performance e outros 30% por engajamento e audiência. O grupo que criou a Liga Forte, no entanto, deseja que a cota a ser repassada para os clubes seja maior (50%) na porção igualitária. A parte restante seria dividida entre 25% por performance e 25% em engajamento.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJYdnpOVnFVciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Por conta da resistência da Libra em discutir a mudança, apontando que a conversa só pode acontecer mediante a entrada dos times na organização, os clubes restantes optaram por não negociar mais por ora e criar a entidade ‘rival’ para tentar organizar do seu modo o Brasileiro.

São 13 times da Série A (Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Athletico Paranaense, Avaí, Fluminense, Juventude, Internacional, Fortaleza, Ceará, Atlético-GO e Goiás) e mais 12 da Série B (Chapecoense, Tombense, CRB, Brusque, CSA, Vila Nova, Londrina, Operário-PR, Náutico, Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma).

Better Collective