Luka Doncic teve a sua melhor temporada em 2021-22 no lado defensivo da quadra. No entanto, o Dallas Mavericks precisa que ele atinja um novo nível para o seu quinto ano na NBA.
Depois de fazer uma excelente temporada em 2021-22, chegando à final da Conferência Oeste, a intertemporada promete ser agitada para os Mavericks. Os Mavs terão a 26ª escolha geral do Draft, o qual será realizado no dia 23 de junho, e também precisam planejar como será a free agency e quais trocas podem fazer.
Nesse meio tempo, Doncic está em sua terra natal, Eslovênia, se preparando para defender a seleção nacional ao lado de Goran Dragic
Apesar de ter integrado o primeiro time All-NBA pela terceira temporada seguida, Doncic afirma que precisa melhorar em certas áreas do jogo. Primeiramente, a preparação física durante a offseason, Além disso, o astro eslovena também conta que necessita apresentar evolução no lado defensivo da quadra.
“Acho que a defesa precisa ser muito melhor para mim”, contou Doncic. “Honestamente, acredito que dei um grande passo neste ano defensivamente, mas ainda há muito espaço para evolução. Preciso ser melhor nisso. Acredito que esse é um ponto que pode nos levar para o próximo nível”.
Embora Doncic não mostre o seu melhor defensivamente, ainda assim os Mavericks se apresentam com uma boa defesa. Isso porque contam com defensores versáteis em Dorian Finney-Smith, Reggie Bullock e Maxi Kleber ao lado dele. Entretanto, quando o trio não está em quadra, como aconteceu na final de conferência contra o Golden State Warriors, a situação fica complicada para a equipe caso a estrela não tenha um grande jogo.
Envolvimento de Doncic na construção da equipe
É provável que o gerente geral do Dallas Mavericks, Nico Robinson, traga mais talento para o elenco. Uma das principais medidas seria trazer um jogador de calibre All-Star, contando com mais “role players” para o treinador Jason Kidd aumentar a sua rotação nos playoffs quando necessário. Enquanto Luka Doncic tiver ajuda ofensivamente, ele deve focar defensivamente.
“Sim, estou envolvido”, disse Doncic ao ser perguntado se ele tem sido procurado para opinar sobre possíveis movimentações do time. “Serão nos dois sentidos, conversas de mão dupla com Nico (Harrison), Fin (Michael Finlay) e Kidd (Jason Kidd).

