Home Outros Esportes Matthews leva o Hart Trophy e outros vencedores do NHL Awards de 2022

Matthews leva o Hart Trophy e outros vencedores do NHL Awards de 2022

Confira os vencedores dos principais prêmios do NHL Awards

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Em cerimônia realizada na cidade de Tampa na noite desta terça-feira (21), a NHL anunciou quais jogadores levaram os principais prêmios referentes à temporada de 2021/2022.

PUBLICIDADE

O maior vencedor da noite foi Auston Matthews, do Toronto Maple Leafs. Ele ganhou tanto o Hart Trophy, que reconhece o melhor jogador do ano, como o Ted Lindsay, que é votado pela Associação de Jogadores da NHL e dado para o jogador de maior destaque da temporada. Matthews foi o líder da campanha histórica de Toronto, que chegou a 115 pontos pela primeira vez, com um recorde de 54-21-7, e que se classificou pelo sexto ano consecutivo aos playoffs.

O atacante dos Maple Leafs fez 60 gols em 73 partidas, quebrando o recorde de gols da franquia, que era de 54, e de um jogador nascido nos Estados Unidos, que era de 55. A média de 0.82 gols por jogo figura entre as 30 melhores marcas da liga – o último a ter uma média tão alta foi Mario Lemieux, com 0.81 em 2000/2001. Matthews também foi o nono jogador da história da NHL a marcar 50 gols ou mais em um período de 50 partidas. Nesta temporada, ele foi o sexto em pontos (106), o líder em chutes (348), o terceiro em gols de power play (16) e o quinto em gols para ganhar o jogo (10) na NHL.

PUBLICIDADE

O goleiro Igor Shesterkin levou o Vezina. Em seu terceiro ano jogando pelo New York Rangers, o russo participou de 53 jogos e teve um percentual de defesas de .935. Em toda história, apenas dois outros goleiros tiveram um percentual maior em 50 ou mais partidas em uma temporada – Tim Thomas (.938) e Dominik Hasek (.937). Além de liderar a liga em percentual de defesa, Shesterkin também teve a menor média de gols permitidos por jogo, com 2.07.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O Norris, que é o prêmio de melhor defensor, ficou com Cale Makar, do Colorado Avalanche. Vencedor do Calder Trophy em 2019/2020 e com apenas 23 anos de idade, Makar liderou os defensores em gols marcados, com 28, e foi o segundo em pontos, com 86. Com tantos pontos marcados e liderando a nona melhor defesa em gols sofridos na temporada, ele ficou com um plus minus de +48, que foi o quinto melhor da NHL.

PUBLICIDADE

Moritz Seider foi considerado o melhor novato da temporada, e com isso venceu o Calder Trophy. Apesar de ser um defensor, o jogador do Detroit Red Wings foi o quarto novato com mais pontos (foram 7 gols e 43 assistências), o que teve mais pontos marcados no power play, com 21, e o segundo em gols que deram a vitória para seu time, com 4. Ele também liderou os calouros em média de tempo no gelo, com 23 minutos, e foi o principal defensor de Detroit na temporada.

Por fim, o Jim Gregory Award, que vai para o melhor general manager, teve seus finalistas anunciados. Julien BriseBois (Tampa Bay Lightning), Joe Sakic (Colorado Avalanche) e Chris Drury (New York Rangers) concorrem ao prêmio que será dado durante o draft, que acontece no início de julho.

OUTROS PRÊMIOS

Durante todo o mês de junho, a NHL também divulgou outros prêmios dados pela liga. Confira abaixo a lista completa com todos os vencedores.

Art Ross Trophy – mais pontos na temporada regular: Connor McDavid (Edmonton Oilers).

PUBLICIDADE

Rocket Richard Trophy – mais gols na temporada regular: Auston Matthews (Toronto Maple Leafs).

Selke Trophy – melhor atacante defensivo: Patrice Bergeron (Boston Bruins).

Masterton Trophy – jogador que melhor exemplifica perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei: Carey Price (Montreal Canadiens).

Lady Byng Trophy – jogador que exibiu o melhor espírito desportivo e jogo cavalheiresco: Kyle Connor (Winnipeg Jets).

PUBLICIDADE

William M. Jennings Trophy – goleiro(s) que jogou um mínimo de 25 jogos e cuja equipe sofreu o menor número de gols: Frederik Andersen e Antti Raanta (Carolina Hurricanes).

King Clancy Memorial Trophy – jogador que melhor exemplifica a liderança dentro e fora do gelo e faz uma contribuição humanitária notável em sua comunidade: P. K. Subban (New Jersey Devils).

Jack Adams Award – treinador do ano: Darryl Sutter (Calgary Flames).

Mark Messier NHL Leadership Award – jogador que exemplifica grandes qualidades de liderança dentro e fora do gelo: Anze Kopitar (Los Angeles Kings).

PUBLICIDADE