É comum atribuir o nome de um atleta consolidado no futebol para um jogador que está surgindo como uma promessa. No Brasil, várias vezes já se ouviu falar de “novo Neymar” ou algo semelhante. Outros casos de jogadores estrangeiros são comuns, como Bojan Krkic, chamado de “novo Messi” após surgir das categorias de base do Barcelona, e até mesmo Omar Abdulrahman, tratado como “Messi Árabe” enquanto atuava no futebol do Oriente Médio.
Desta vez, o jornal espanhol “Marca” falou sobre uma promessa que está surgindo no Vietnã: Nguyen Quang Hai. Aos 25 anos e com apenas 1,68 de altura, considerado baixo para os padrões do futebol, o jogador vietnamita pode dar um novo passo na sua carreira: atuar no futebol francês.
Com seu contrato encerrado com o Ha Noi, do Vietnã, Nguyen Quang Hai pode ter como destino o Pau, clube que disputa a segunda divisão do futebol francês, de acordo com o ‘Marca’.
Mas por que Messi vietnamita?!
O Vietnã não tem tanta popularidade no cenário do futebol mundial, mas as atuações de Nguyen Quang Hai vem chamando a atenção no sudeste asiático desde em 2018, quando levou o Vietnã ao segundo lugar na Copa da Ásia sub-23 com cinco gols. Já em 2019, foi um dos líderes dos ‘Guerreiros da Estrela de Ouro’, onde a seleção do Vietnã conseguiu o feito histórico em uma Copa da Ásia para o país: chegar às quartas de final da competição.
Atuando no futebol do Vietnã, Nguyen Quang Hai conquistou três Ligas (2016, 2018 e 2019), duas Copas (2019 e 2020) e três Supertaças (2018, 2019 e 2020). Ele também deixa 35 gols em 126 jogos e duas indicações para ‘Melhor Jogador da Ásia’ (2018 e 2019).
#FlashbackFriday
— AFC (@theafcdotcom) October 2, 2020
🇻🇳 Nguyen Quang Hai pulled this 'Bend it like Beckham' moment two years ago in China ❄️ #AFCU23 pic.twitter.com/2EpK9rHCjT
Messi sobre final da Champions League
Não é comum ver Messi causar polêmicas no futebol. Discreto, o atleta sempre preferiu agir dentro de campo e com isso consolidou sua carreira e ganhou vários prêmios individuais e títulos para o Barcelona. Hoje no Paris Saint-Germain, Messi ainda não conseguiu despontar um alto nível de futebol, mas acabou opinando sobre o extracampo, afirmando que o Real Madrid venceu a última Champions League pelo fato de nem sempre o melhor time ser o campeão no fim:
“Ver a final da Champions dá raiva por não poder estar lá. Nem sempre ganha o melhor. O Real Madrid, sem tirar o mérito nem nada porque é o campeão da Champions League e sempre está chegando, não era a melhor equipe desta edição e mesmo assim ganhou de todo mundo.” – Disse Messi em entrevista a uma emissora de TV argentina.

