Home Futebol Mexicano Rafa Marquez está de volta ao Barcelona

Mexicano Rafa Marquez está de volta ao Barcelona

Rafa Marquez por muitos anos vestiu a camisa do Barcelona e agora está de volta ao clube espanhol

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

Por muitos anos o mexicano Rafa Marquez fez parte da zaga do Barcelona, muitas vezes fazendo dupla com o ídolo do clube, Puyol. Atualmente com 43 anos, o ex-zagueiro dedicasse à carreira de treinador, e está de volta ao Barcelona, para treinar a equipe B do clube.

PUBLICIDADE

O antigo treinador do Barcelona B, Sergi Barjuan, que voltará ao seu cargo de vice-diretor do futebol de base. Além disso, a equipe passará a se chamar Barça Atlétic na próxiam temporada.

Apesar de obter licença de treinador, Rafa Marquez estava atuando como comentarista no canal mexicano TUDN. No entanto, o ex-zagueiro da seleção mexicana cobiçava dar um salto em sua carreira, e recebeu a oportunidade de retornar ao Barcelona. Outro nome cogitado para o cargo era o do ex-volante argentino Javier Mascherano. Este, porém, assumiu recente a seleção sub-20 da Argentina.

PUBLICIDADE

Rafa Marquez vitorioso pelo Barcelona

Durante sua estadia no Barcelona, Rafa Marquez conquistou diversos títulos sendo companheiro de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Deco, Messi, Xavi, Iniesta, Puyol entre vários outros. O mexicano retorna ao clube após 12 anos, onde conquistou quatro ligas espanholas, três Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei, duas Champions League, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes. Pela seleção do México, o ex-zagueiro defendeu o país em cinco Copas do Mundo. Sua aposentadoria veio em 2018, defendendo o Atlas.

Bom relacionamento com Xavi

Um dos motivos principais para que Joan Laporta optasse pela vinda de Rafa Marquez foi sua amizade com a equipe principal do Barcelona, o ex-meia Xavi. Para o mandatário do clube catalão, este fator é de suma importância para a equipe, pois é necessária comunicação. O meia-atacante Gavi é um desses exemplos, pois atuou no time B e hoje é peça importante no esquema tático do time principal.

Temporada do Barcelona muito abaixo do esperado

PUBLICIDADE

A última temporada do Barcelona foi uma das piores do clube nos últimos anos, principalmente se tratando de competições internacionais. A prova disso foi a eliminação da Champions League ainda na fase de grupos, onde o clube ficou atrás de Bayern de Munique e acabou disputando a Europa League. Esperava-se, então, que o título fosse conquistado pela equipe comandada por Xavi, ainda mais após eliminar a Napoli e o Galatasaray. No entanto, nas quartas de final, o clube Catalão foi surpreendido e eliminado nas quartas de final em casa pelo Eintracht Frankfurt, da Alemanha, com direito a derrota por 3 a 2 em casa após empate por 1 a 1 no primeiro jogo. Já no Campeonato Espanhol, o Barcelona ficou com a segunda colocação, atrás do Real Madrid.