Home Automobilismo Nelson Piquet nega ter sido racista, mas pede desculpas a Lewis Hamilton

Nelson Piquet nega ter sido racista, mas pede desculpas a Lewis Hamilton

Piloto foi ofendido em entrevista que Nelson Piquet deu no ano passado

Rogério Araujo
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Colaborador do Torcedores desde 2017. Dono do canal Séries e Filmes no Instagram.
PUBLICIDADE

O ex-piloto Nelson Piquet negou que tenha sido racista com Lewis Hamilton. Apesar disso, o brasileiro emitiu um comunicado pedido desculpas ao campeão da Fórmula 1.

A polêmica com o ex-piloto começou depois de uma entrevista dada por Nelson em 2021 viralizar nas redes sociais nesta semana. Em um trecho, o brasileiro cita o termo “neguinho” para se referir a Lewis Hamilton durante uma crítica sobre o acidente no Grande Prêmio da Inglaterra entre o inglês e Max Verstappen..

“Gostaria de esclarecer as histórias que circulam na mídia sobre um comentário que fiz em uma entrevista no ano passado”, iniciou Piquet em seu comunicado.

PUBLICIDADE

“O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca teve a intenção de ofender”, explicou.

“Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele”, completou.

“Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito”, concluiu Nelson Piquet.

Lewis Hamilton responde Piquet

Após vir a tona toda a repercussão, Lewis Hamilton resolveu se pronunciar sobre o assunto nesta terça-feira.

PUBLICIDADE

“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu o piloto da Fórmula 1 em sua rede social.