Home Lutas No Brasil, fãs da WWE passam a migrar para outras empresas

No Brasil, fãs da WWE passam a migrar para outras empresas

Crescimento da AEW nos últimos tempos, contratando ex-lutadores da principal empresa de wrestling mostram uma mudança na modalidade

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.

No último domingo (05), aconteceu mais um pay-per-view da WWE: o tradicional Hell in a Cell. Uma das lutas mais aguardadas pelos fãs foi Cody Rhodes contra Seth Rollins, no combate dentro da jaula. Porém, é percebível que os fãs de wrestling deixaram de acompanhar com mais frequência a maior empresa de luta-livre do planeta.

PUBLICIDADE

Aqui no Brasil, a WWE já é transmitido desde 2008, passando por SBT, Esporte Interativo e atualmente nos canais ESPN/Fox, do grupo Disney. No entanto, para disputar a audiência dos fãs de lutas, a TNT Sports trouxe junto ao canal Space as transmissões da AEW, empresa que vem crescendo mais com o tempo.

Geração SBT e Esporte Interativo: onde tudo começou

Em janeiro de 2008, uma novidade que surpreendeu os fãs de luta: a WWE seria transmitida em TV Aberta, algo inédito no Brasil. Com narração de Jarbas Duarte e comentários de Michel Serdan, a atração passou apenas no mês de janeiro daquele ano, mas conquistando muitos fãs e que passaram a acompanhar a partir daí a empresa.

PUBLICIDADE

Três anos depois, o Esporte Interativo chegou e trouxe de volta as lutas da WWE, com transmissões durante a semana. Foi assim que em 2012, a empresa realizou um show ao vivo (live event) no Ginásio do Ibirapuera, deixando os fãs eufóricos por ter a chance de acompanhar seus lutadores preferidos mais de perto.

WWE na Fox Sports e fãs descobrem outras empresas de wrestling

A partir de 2014, os canais Fox Sports adquiriram os direitos de transmissão dos shows da WWE. Contudo, diferente de SBT e Esporte Interativo, seriam televisionados os eventos semanais (Raw e Smackdown) ao vivo, além do NXT. Mesmo em TV fechada, a empresa ainda trazia uma boa audiência, com lutas que valiam a pena acompanhar três horas de show.

Naquela época, o Esporte Interativo começou a bater de frente com o canal fechado e passou a transmitir a TNA em 2015, fazendo despertar nos apaixonados pela luta livre uma outra empresa, outro estilo de lutas e afins. Além disso, a concorrente da companhia também contratou lutadores que já fizeram parte do plantel da empresa de Vince McMahon em certa oportunidade.

Com o fim dos direitos da TNA no EI, a audiência da WWE na Fox voltou a crescer mais. Porém, a qualidade das lutas começou a deixar a desejar, já afastando naquela época, algumas pessoas que acompanhavam desde 2008.

PUBLICIDADE

A All Elite Wrestling chegou para brigar com a WWE?

Em 2019, Shahid Khan e Tony Khan fundam a AEW (All Elite Wrestling), e logo de cara trouxe grandes lutadores do mundo do wrestling, como exemplos: Cody Rhodes, The Young Bucks, Pac e Chris Jericho. Logo de cara, a empresa fechou um contrato com a TNT para transmitir os shows semanais no horário nobre americano.

O que Vince McMahon, dono da WWE não esperava era o crescimento bem rápido da concorrente. Com a WWE passando a priorizar mais os mesmos lutadores, exemplos de Roman Reigns, Brock Lesnar e Charlotte Flair, fez com que alguns deixassem a companhia e migrassem para a AEW, onde seria a chance de ter mais oportunidades.

Após o período de pandemia, um dos grandes momentos da história da companhia independente aconteceu em agosto de 2021. Isto porquê, Phillip Brooks (CM Punk) fez sua estreia pela AEW, o que resultou em delírio dos fãs de wrestling. Além de Punk, ex-WWE Superstars como Daniel Bryan, Dean Ambrose, Adrian Neville, e muitos outros.

Para quem curte uma boa luta livre, é muito recomendável assistir os shows semanais da AEW, transmitidos também pelo canal Space, no Brasil. Além disso, em comparação com a WWE, as lutas na All Elite são voltadas ao wrestling, com muitas delas sendo no estilo “hardcore”, não sendo voltada somente ao entretenimento, o que faz a AEW se tornar sim uma grande concorrente contra a WWE.

PUBLICIDADE