Após ficar sem técnico em abril, quando demitiu Frank Vogel, o Los Angeles Lakers agora tem um novo treinador. Trata-se de Darvin Ham. O desafio parece imenso: logo em sua primeira passagem como técnico principal na NBA, ele terá a missão de conduzir a equipe após uma temporada bem abaixo do esperado.
A dupla LeBron James e Anthony Davis, campeã em 2020, recebeu como reforço os veteranos Russell Westbrook e Carmelo Anthony. Entretanto, a reformulação do elenco, junto às recorrentes lesões, trouxeram aos Lakers uma temporada extremamente decepcionante para os torcedores. Com 33 vitórias e 49 derrotas, o time sequer chegou ao play-in, encerrando de forma melancólica uma temporada cheia de expectativas.
Apesar do cenário, Ham mostra-se otimista frente ao desafio de comandar os Lakers. “Acredito que o céu é o limite. Não estamos colocando um teto em nossa situação. Iremos até onde nossa preparação diária nos levar”, disse. Ainda, o novo técnico afirmou que “essa preparação levará ao sucesso que a franquia e a cidade estão acostumados”.
Mesmo sendo novato como treinador principal, Ham está muito longe de ser inexperiente no basquete. Ele teve uma modesta carreira na NBA, atuando por diversas equipes ao longo de oito anos, até que em 2008 trocou de lugar na quadra e se tornou assistente técnico na G-League. Chegou a ser assistente nos Lakers, e de 2013 até então trabalhou ao lado do técnico Mike Budenholzer no Atlanta Hawks e posteriormente no Milwaukee Bucks, onde foram campeões na última temporada.

