Home Futebol Novo time de Jorge Jesus, Fenerbahçe vive jejum de títulos

Novo time de Jorge Jesus, Fenerbahçe vive jejum de títulos

Gigante da Turquia passa por um dos momentos menos vitoriosos de sua carreira

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Jorge Jesus já tem um destino confirmado para a próxima temporada. O português irá assumir o Fenerbahçe, da Turquia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O clube é um dos “gigantes” da capital Istambul. Juntamente com o Galatasaray e o Besiktas. No entanto, supera os seus rivais em quantidades de títulos nacionais, sendo o maior vencedor (28 títulos).

Porém, clube encontrado por Jorge Jesus está “adormecido”. A equipe turca está no maior jejum de títulos da sua história. A última conquista foi na temporada 2013/14. Anteriormente, o recorde era nos anos 90, quando o Fenerbahçe havia ficado de 1989 a 1996 sem vencer título algum.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O principal motivo da “seca” do clube turco é a crise financeira que vem passando desde a década passada. A equipe se endividou consideravelmente para pagar salários de astros internacionais em final de carreira, como Van Persie e Özil.

Para piorar a situação, o cenário econômico-político na Turquia também não é dos melhores. O governo de Recep Erdogan tem gerado uma volatilidade grande na economia.

A situação do Fenerbahçe tem sido tão ruim, que dois anos atrás o clube foi multado pela Uefa por gastar mais do que sua arrecadação permitia, descumprindo assim o regulamento de Fair play da entidade européia.

PUBLICIDADE

Mudanças no Campeonato Turco

Para quem acompanhava o campeonato turco no passado, dois times se destacavam muito. Fenerbahçe, que contava com Alex, além do craque Van Persie, mas também eu seu elenco Diego Ribas e Roberto Carlos. E o Galatasaray, que contava com Sneijder, Drogba (em final de carreira), Felipe Melo, entre outros.

PUBLICIDADE

Até mesmo o Besiktas, outro clube grande de Istambul, também sempre foi um dos mais famosos, contando com jogadores como o português Quaresma.

No entanto, o que vem acontecendo na última década, especialmente nos últimos anos, é o surgimento de outras forças no futebol turco, principalmente por causa do mal momento dos gigantes.

O Trabzonspor foi campeão turco na última temporada, depois de quase 40 anos de espera. Essa foi a sétima conquista do clube turco.

Em seu elenco vitorioso, estava o excelente jogador Marek Hamsik, ex-Roma, e os meias Edin Visca e Anthony Nwakaeme. Além do brasileiro Vitor Hugo, ex-Palmeiras.

PUBLICIDADE

Já na temporada 2019/20, o campeão havia sido o Basaksehir, outro clube fora do eixo principal.

Como está o Fenerbahçe?

O novo clube de Jorge Jesus até que não foi mal nessa temporada. A equipe conseguiu se sair melhor que os seus rivais, terminando como vice-campeão, atrás apenas do Trabzonspor. Mas, o resultando não foi convincente para a direção, que preferiu trocar o técnico Ismail Katar por Jorge Jesus.

Em seu novo clube na Turquia, Jorge Jesus encontrará apenas um brasileiro, o veterano volante Luiz Gustavo. Conhecido da torcida brasileira, pois participou da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

No entanto, Jorge Jesus já deixou claro que tem interesse em contar com outros brasileiros em seu time, principalmente Gabriel Barbosa.

PUBLICIDADE

Better Collective