Após a goleada pelo placar de 4 a 0 aplicada em cima da equipe do Botafogo, em casa, no Allianz Parque, em São Paulo, em confronto válido pela décima rodada do Brasileirão Série A, o técnico português Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva aos jornalistas.
Nessa entrevista, o comandante do Palmeiras destacou o alto nível de competitividade do campeonato e afirmou que o time paulista ainda não ganhou nada.
Além disso, o treinador ainda fez um comparativo do futebol brasileiro com o que é praticado no continente europeu. Ele também frisou a importância dos dirigentes do Brasil entenderem o real nível da competição e defendeu que os técnicos tenham uma continuidade de trabalho para poderem ter sucesso nos clubes brasileiros.
Abel Ferreira fez questão de dizer que o torneio apenas começou e reforçou o equilíbrio presente na competição. Ele disse também que é importante manter os pés no chão e ter humildade para conseguir os objetivos, cortando qualquer tipo de empolgação e euforia.
A liderança do Palmeiras no Brasileirão Série A
Depois de conseguir a vitória em seus domínios, num jogo que pode ser considerado como uma das melhores atuações do Verdão na temporada atual, o clube paulista assumiu a ponta da tabela de classificação do Brasileirão Série A, com 19 pontos conquistados em 10 partidas disputadas na competição.
O Alviverde tem uma campanha de cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, até o momento. Além disso, os quatro gols marcados na partida desta quinta-feira, dia 9, diante da equipe do Botafogo, fez com o Palmeiras ficasse com o melhor ataque do torneio, com 17 gols marcados. O clube paulista também tem a melhor defesa da competição com apenas cinco gols sofridos.
Apesar de todos esses bons números, o técnico Abel Ferreira falou das dificuldades do campeonato e disse também que ainda não tem nada definido. Confira:
“Essa vitória simboliza trabalho e consistência nos processos. E agora dizer também que não ganhamos nada. Faltam 28 jogos e se vocês têm dúvida com relação ao que eu digo do nível de competitividade do futebol brasileiro e, infelizmente, os dirigentes não entendem isso, veja uma tabela de classificação do Brasileirão e veja uma tabela de classificação dos campeonatos e olhe a diferença que há entre o primeiro e o segundo colocado e a diferença que há no Brasileirão. Só no Brasil é possível o último colocado ganhar na casa do primeiro colocado, em nenhum outro campeonato é possível, só no Brasil.”
E completou destacando o nível da competição:
“São equipes muito competitivas e, embora as pessoas não entendam isso, há muitos candidatos ao título no Brasil e só uma que vai ganhar. Então, se tivesse aqui dois Guardiolas ou dois Klopps ou dois Mourinhos ou o que fosse, somente um seria campeão e quatro deles vão descer.”

