Na tarde deste domingo (5), a partir das 16h00, o Palmeiras recebe o Atlético-MG no Allianz Parque, em São Paulo, em duelo da nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo do arquirrival Corinthians sobre o Atlético-GO, o Verdão caiu para o segundo lugar na tabela somando 15 pontos e busca o resultado positivo em casa para reassumir a liderança da competição. O Galo também possui os mesmos 15 pontos, mas aparece em terceiro lugar pelos critérios de desempate.
Este será o primeiro encontro entre os dois clubes na temporada de 2022. A última partida aconteceu em 23 de novembro do ano passado, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro também no Allianz Parque, e terminou empatada em 2 x 2.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJLc1ZqTVU5RyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Já o primeiro confronto entre os dois times aconteceu também em São Paulo, em amistoso realizado no dia 27 de abril de 1938 no estádio Palestra Itália, com vitória dos donos da casa pelo placar de 2 x 0.
Palmeiras x Atlético-MG já aconteceu 87 vezes
Segundo o site oficial do Palmeiras, Verdão e Galo já estiveram em campo frente a frente em 87 oportunidades nas seguintes competições: Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Copa Mercosul, além dos torneios Roberto Gomes Pedrosa e Heleno Nunes.
E o retrospecto se mostra favorável ao Palmeiras, que possui 39 vitórias contra 29 triunfos do Atlético-MG, mais 19 duelos que terminaram com igualdade no marcador. O time alviverde balançou 117 vezes as redes da equipe alvinegra e sofreu 99 gols, acumulando um saldo positivo de 18 tentos.
O marcador mais elástico a favor do Palmeiras é de 5 x 0 e aconteceu em 16 de abril de 1996 no estádio Palestra Itália, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Atlético-MG aplicou a maior goleada diante da equipe paulista na quinta rodada do Brasileirão de 2002, também no antigo Parque Antarctica: 4 x 0.
Na condição de mandante, o Verdão recebeu o Galo em 39 confrontos, superando o adversário em 22 ocasiões, mais sete empates e dez derrotas.
O último tropeço do Palmeiras em casa diante do Atlético-MG aconteceu em 2016, por 1 x 0, pelo Brasileirão. De lá para cá, foram duas vitórias alviverdes e quatro empates em seis partidas disputadas no Allianz Parque.
Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes mediram forças em 63 jogos e o Verdão segue em vantagem somando 28 vitórias contra 23 derrotas, mais 12 empates.
Além da liderança: veja o que está em jogo no duelo entre Palmeiras e Atlético-MG – https://t.co/QYE9APXgtq
— Torcedores.com (@Torcedorescom) June 2, 2022

