Home Futebol Boas opções, gratas surpresas e um objetivo claro: Pia Sundhage acerta a mão em nova convocação da Seleção Feminina

Boas opções, gratas surpresas e um objetivo claro: Pia Sundhage acerta a mão em nova convocação da Seleção Feminina

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa os nomes chamados para os amistosos contra Dinamarca e Suécia e a Copa América Feminina

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

É possível dizer (sem nenhum medo de errar) que Pia Sundhage foi coerente como nunca na escolha dos nomes que vão defender a Seleção Feminina nos amistosos contra Dinamarca e Suécia e na disputa da Copa América Feminina (a grande competição do ano). A lista traz todos as jogadoras que se destacaram sob seu comando nos últimos meses e ainda abre o leque de opções para o futuro. O objetivo maior é o título da competição mais importante do continente e a vaga na próxima Copa do Mundo Feminina. Há como fazer a Seleção Feminina ter um bom desempenho mesmo sem seu quarteto histórico (Marta, Cristiane, Formiga e Bárbara) com o material humano que Pia Sundhage terá em mãos na Colômbia no final do mês de julho. Antes de prosseguirmos com essa humilde análise, vamos conferir a lista de convocadas anunciada nesta segunda-feira (6):

PUBLICIDADE
  • GOLEIRAS => Letícia “Lelê” Izidoro (Corinthians), Lorena (Grêmio) e Luciana (Ferroviária)
  • DEFENSORAS => Rafaelle (Arsenal/ING), Taynara (Bayern de Munique/ALE), Kathellen (Internazionale/ITA), Antônia (sem clube), Tamires (Corinthians), Fernanda Palermo (São Paulo) e Letícia Santos (Eintracht Frankfurt/ALE)
  • MEIO-CAMPISTAS => Ary Borges (Palmeiras), Kerolin (North Carolina Courage/EUA), Duda Santos (Palmeiras), Luana (sem clube), Angelina (OL Reign/EUA), Duda (Flamengo), Adriana (Corinthians) e Duda Sampaio (Internacional)
  • ATACANTES => Debinha (North Carolina Courage/EUA), Gabi Nunes (Madrid CFF/ESP), Geyse (Madrid CFF/ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Gio Queiroz (Levante-ESP) e Gabi Portilho (Corinthians)

É óbvio que o primeiro nome que salta aos olhos é o de Luciana. A experiente goleira da Ferroviária entrou na lista de convocadas muito por conta da lesão de Mayara Nabosne (arqueira do Internacional). Mas é bom destacar aqui que a presença da jogadora de quase 35 anos será muito benéfica para as mais jovens. Principalmente a jovem e promissora Lorena (possivelmente a escolhida por Pia Sundhage para assumir o posto de titular na Seleção Feminina). Luciana tem experiência e boa convivência com as demais jogadoras além, é claro, de ter se transformado num dos pilares das Guerreiras Grenás depois de tanto tempo no clube. A sua convocação é uma novidade, mas não deixa de ser uma grata surpresa quando observamos o contexto e tudo aquilo que ela poderá entregar no escrete canarinho.

PUBLICIDADE

Talvez a grande surpresa dessa lista de convocadas seja a presença de Duda Sampaio. A camisa 10 do Internacional já havia sido tema de análise aqui mesmo neste espaço por conta de sua grande atuação na vitória sobre o Grêmio. É verdade que a jovem de 21 anos ficará como reserva na Copa América Feminina e só será utilizada em caso de lesão de alguma outra jogadora da Seleção Brasileira. Mas precisamos dizer que a presença nos amistosos contra Dinamarca e Suécia será importante nesse seu crescimento como jogadora. Duda Sampaio vem provando que é muito mais do que simples meio-campista. Ela pisa na área, marca como volante e passa como meia-armadora e ataca como ponta de lança de ofício. É uma senhora atleta e pode fazer maravilhas na equipe comandada por Pia Sundhage num futuro próximo.

De resto, a lista divulgada nesta segunda-feira (6) segue a linha de pensamento da treinadora sueca. Quem se destacou nessas últimas semanas e manteve o nível alto de desempenho no seu clube, ganhou uma chance na Seleção Feminina. E seguindo o raciocínio de Pia Sundhage, é possível pensar numa equipe forte, intensa e organizada no seu 4-4-2/4-2-4 amplamente utilizado nos últimos meses. A ausência de Marta (lesionada) não deixa de ser um problema para que a treinadora encontre o melhor encaixe das suas jogadoras. É por isso que o trio do Palmeiras pode ser a chave para encontrar esse equilíbrio entre as peças. Principalmente Bia Zaneratto, que provou ter qualidade para ser a “camisa 10” de ofício jogando um pouco mais solta e se revezando com a centroavante escolhida por Pia para começar jogando.

PUBLICIDADE

Nesse ponto, Angelina, Duda Santos e Ary Borges podem formar um meio-campo interessante e dar o suporte necessário ao esquema tático da Seleção Feminina. Uma defesa que tenha Antonia, Tainara, Rafaelle e Fê Palermo com Kerolin saindo mais pela direita e Gabi Nunes no comando de ataque bastante móvel nas transições ofensivas. Com a bola, Ary Borges se aproxima de Angelina e Duda Santos e abre o corredor para Bia Zaneratto arrastar a marcação. É o tipo de formação que pode trazer variações interessantes na disposição das jogadoras que começarem jogando e ainda encontrar opções interessantes. Podemos pensar em Luana e Duda (do Flamengo) no meio-campo, Tamires jogando mais avançada e Geyse empurrando as defesas adversárias para trás. Ou com Gabi Portilho entrando na direita para desafogar o escrete canarinho.

Bia Zaneratto pode ser a “camisa 10” do 4-4-2/4-2-4 de Pia Sundhage na Seleção Feminina. Angelina e Duda Santos protegem a zaga, Fê Palermo entra na lateral e Ary Borges pode ser a “ponta-armadora” de uma equipe firme, consistente e muito intensa.

Está mais do que claro para este que escreve que a grande missão de Pia Sundhage é fazer esse elenco jogar aquilo que se espera dele. As lições da eliminação nos Jogos Olímpicos e as críticas com relação a algumas de suas (polêmicas) decisões ainda estão bastante presentes no cotidiano da Seleção Feminina. Os amistosos contra Dinamarca e Suécia serão excelentes termômetros para a Copa América Feminina e podem influenciar várias decisões da treinadora do escrete canarinho. O que é certo é que essa equipe parece mais coesa e mais entrosada com as ideias colocadas em prática. Podemos não gostar de algumas das escolhas de Pia para a lista final da competição continental, mas precisamos reconhecer que há uma ideia de jogo bem clara sendo colocada em prática. E ela vem dando frutos.

Certo é que ninguém pode afirmar que o time é fraco e que não foi bem escolhido. A treinadora sueca acertou a mão e selecionou aquilo que tinha de melhor à sua disposição. E para terminar, deixo abaixo o convite para que os amigos ouçam o Space realizado pelos amigos do Planeta Futebol Feminino no Twitter sobre a convocação da Seleção Feminina. Grande surpresa da lista de Pia Sundhage, a meio-campista Duda Sampaio ainda participou da resenha falando sobre diversos assuntos. É só clicar no tweet abaixo e depois no play.

PUBLICIDADE