É provável que o Phoenix Suns tenha sofrido um surto de COVID-19 durante a semifinal da Conferência Oeste, contra o Dallas Mavericks, na qual o time perdeu por 4 a 3.
Segundo os jornalistas Sam Amick e Joe Vardon, do The Athletic, seis integrantes da delegação dos Suns foram diagnosticados com a doença no final da semifinal de conferência ou no dia seguido à eliminação, na derrota por 123 a 90, no sétimo jogo do confronto contra os Mavericks.
Além disso, de acordo com Amick e Vardon, o treinador assistente Bryan Gates teria sido um dos funcionários que testaram positivo para o novo coronavírus logo depois do jogo 6 e, desse modo, foi desfalque durante treinamentos e na sétima partida da série. Posteriormente, um jogador não identificado pode ter apresentado teste positivo para a COVID.
Quatro funcionários da franquia teriam sido os outros que foram diagnosticados com a doença.
Segundo os jornalistas, vários membros da delegação do time afirmaram não estarem ter se sentido bem, questionando se a organização teria seguido corretamente os protocolos de saúde e segurança da NBA.
Apesar de os Suns não terem ido a público comentar os supostos casos de Covid-19, os jornalistas relatam que os funcionários afirmaram que a franquia seguiu corretamente os protocolos. “A NBA não viu evidências as quais sugiram quaisquer violações das regras por jogadores ou funcionários dos Suns”, afirmou um porta-voz da NBA.
Posteriormente, uma fonte do The Athletic disse ter conversado com um membro não identificado dos Mavericks, o qual afirmou que a equipe ficou preocupada, pois havia rumores de que os Suns estavam lidando com um surto de COVID-19 logo depois do jogo 5.
Resumo da temporada 2021-22 dos Suns
O Phoenix Suns terminou a temporada regular com a melhor campanha da NBA, com 64 vitórias e 18 derrotas, com oito triunfos a mais do que o segundo melhor time da liga, Memphis Grizzlies.
Na primeira rodada da pós-temporada, os Suns superaram o New Orleans Pelicans em seis partidas e, logo após terem aberto 2 a 0 contra o Dallas Mavericks, perderam a série semifinal da Conferência Oeste por 4 a 3.

