Home Futebol Premier League volta a aceitar cinco substituições; veja outras mudanças nas regras

Premier League volta a aceitar cinco substituições; veja outras mudanças nas regras

Liga inglesa havia voltado às três substituições por time na última temporada; competição também adotará novas regras e premissas da Fifa e da IFAB

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Premier League foi uma das raras exceções dentre as competições que não mantiveram na última temporada a alteração da regra que permitia o aumento de substituições nos jogos de três para cinco. Mas agora decidiu mudar de ideia e voltar com a regra,

PUBLICIDADE

De acordo com o tabloide ‘The Sun’, as duas entidades que regem as quatro primeiras divisões do futebol inglês (EPL e EFL) deverão voltar a permitir que os times façam cinco alterações por partida em seus jogos. A mudança vem na linha da confirmação da alteração de tal regra como permanente por conta da Fifa e da IFAB.

A medida que aumentou o número de substituições de três para cinco se deu em 2020, por conta da pandemia da Covid-19 para poder ajudar os times a terem mais opções diante de um cenário em que houve várias interrupções das competições nos diversos surtos. Esta medida era considerada como temporária, ainda que tenha sido mantida na maioria dos torneios posteriormente.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJqY1lraHhzVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A Premier League, no entanto, em votação, decidiu voltar ao número de três alterações por time na temporada passada. Dentre as principais ligas, foi a única que reverteu a mudança na regra, mas agora por conta dela ser permanente, terá de voltar a adotá-la.

Nesta semana, a IFAB definiu em votação em Doha (QAT) esta e outras mudanças em regras do futebol. A tentativa de aumentar o número de atletas para a lista final da Copa do Mundo de 2022 de 23 para 26 atletas, no entanto, foi adiada

As outras alterações votadas e aprovadas pela IFAB são as seguintes abaixo e estarão em vigor a partir de 1/7, também na Premier League:

PUBLICIDADE

– Cada equipe poderá ter até 15 jogadores no banco de reservas em cada partida

– No texto da regra do cara e coroa, agora consta que é o árbitro principal o encarregado de jogar a moeda antes das partidas para a escolha dos capitães

– A definição de que técnicos e demais membros da comissão técnica podem ser ser advertidos com cartão ou expulso s nas cobranças de pênalti (a inclusão destes não constava no texto anterior)

– O Goleiro poderá colocar um dos pés à frente ou atrás da linha do gol na hora da cobrança, não sendo necessário um dos pés em cima da linha (na regra anterior, o pé na linha era obrigatório).

PUBLICIDADE

– Um tiro livre indireto pode ser marcado contra o time de um jogador que deixar o campo de jogo para agredir um ‘agente externo’ (atleta de outra equipe, treinador, torcedor ou até mesmo pessoas que invadam o gramado). A falta será marcada no ponto em que o jogador deixou o gramado, mas apenas para situações em que a bola estiver em jogo. Se a partir estiver parada por lateral, tiro de meta, falta, escanteio ou situações semelhantes, a partida será reiniciada com a cobrança destas.

– Uma regra agora tem em seu texto que o goleiro não poderá ser expulso por ter a bola em mãos em sua área ao impedir uma oportunidade clara de gol. Anteriormente, não havia clarificação sobre tal lance.