Home Automobilismo Quais foram os brasileiros que venceram as 500 Milhas de Indianápolis?

Quais foram os brasileiros que venceram as 500 Milhas de Indianápolis?

País é o maior vencedor da prova depois dos Estados Unidos. Edição em 2022 teve vitória de Marcus Ericsson

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.

No último dia 29 de maio aconteceu a 106º edição das 500 milhas de Indianápolis, uma das maiores provas do automobilismo. Com a vitória de Marcus Ericsson, ex-F1, a Suécia garantiu sua segunda vitória na história da prova, sendo a primeira com Kenny Bräck. Além disso, é o sexto ano consecutivo que pilotos de fora dos Estados Unidos vencem as 500 milhas, incluindo o brasileiro Hélio Castroneves.

PUBLICIDADE

Falando em Brasil, o país é o segundo maior vencedor da etapa da Fórmula Indy. Desde 1911, os brasileiros venceram em oito oportunidades, com quatro pilotos diferentes: Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Hélio Castroneves (2001, 2002, 2009 e 2021), Gil de Ferran (2003) e Tony Kanaan (2013). Além disso, Hélio é o único piloto de fora dos Estados Unidos a ter vencido 4 vezes a prova, se tornando um dos maiores vencedores.

Uma curiosidade que envolve os brasileiros aconteceu na edição de 2009, vencida por Castroneves. O piloto tinha sido preso por suspeitas de “fraude fiscal” no ano anterior, sendo liberado no dia seguinte após pagamento de finança. No entanto, o julgamento aconteceu menos de dois meses antes da prova, com Hélio sendo inocentado de todos as acusações. Na prova, o piloto largou na frente e venceu com dois segundos de vantagem para o segundo colocado, o inglês Dan Wheldon.

PUBLICIDADE

Entenda como funciona as 500 Milhas de Indianápolis

Considerado uma das três grandes provas do automobilismo, as 500 Milhas são uma das duas etapas que acontecem no circuito durante a temporada da Fórmula Indy.

São realizadas 200 voltas no circuito que tem 2,5km no total do trajeto. Em média, a prova tem duração de três horas e meia à quatro horas, e em toda sua história, a Penske é a equipe com mais vitórias (18).

Após mais de duas décadas, a TV Bandeirantes deixou de transmitir as 500 Milhas de Indianápolis. Com isso, o evento passou a ser transmitido na TV Cultura, além dos canais ESPN.