Home Futebol Quem é Maurício Souza? Conheça o novo técnico do Vasco

Quem é Maurício Souza? Conheça o novo técnico do Vasco

Maurício Souza teve passagem vitoriosa pela base do Flamengo. Técnico também trabalhou no Botafogo e no Athletico Paranaense

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Nesta segunda-feira (13), o Vasco da Gama irá oficializar a contratação do técnico Maurício Souza. Ele chega ao clube para assumir o lugar deixado por Zé Ricardo, que na última semana aceitou proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão.

PUBLICIDADE

Maurício Souza irá estrear no comando da equipe no confronto contra o Londrina, sábado (18), às 16h, no Estádio do Café, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A princípio, sua comissão técnica será formada por profissionais que já estão no Vasco.

Aos 48 anos, Maurício Souza não tem experiência técnico principal de equipes profissionais. Apesar disso, ele teve passagem vitoriosa pelas divisões de base do Flamengo. Com ele no comando, a equipe sub-20 conquistou faturou sete competições.

PUBLICIDADE

Entre 2016 e 2020, Maurício Souza conduziu o Flamengo aos títulos do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2019), a Copa São Paulo de Futebol Júnior (2018), Supercopa do Brasil Sub-20 (2019), Campeonato Carioca Sub-20 (2018 e 2019) e Taça Otávio Pinto Guimarães (2018 e 2019).

“Eu sei que sou um nome de muita rejeição. Porque eu não sou conhecido. Estou muito preparado para trabalhar. Se me deixarem, eu vou trabalhar”, disse em recente entrevista ao canal no YouTube “Atenção Vascaínos!”.

Interino no Flamengo

Após excelente trabalho na base, Maurício Souza foi promovido pela diretoria rubro-negra para ser auxiliar na comissão técnica permanente do Flamengo. Ele trabalhou ao lado de Maurício Barbieri, Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho.

Além disso, comandou a equipe rubro-negra na reta final do último Campeonato Brasileiro após a saída de Renato Gaúcho. Sua missão era fazer o time terminar na segunda colocação e garantir uma premiação ainda maior pela participação na competição.

PUBLICIDADE

Em 2021, por exemplo, Maurício Souza comandou o Flamengo em partidas: seis no Campeonato Brasileiro, três na Copa do Brasil e seis no Campeonato Carioca. Nesse ínterim, foram 21 gols marcados e três sofridos.

Frustração no Athletico

Demitido do Flamengo após a contratação de Paulo Sousa, Mauricinho não ficou muito tempo desempregado. No mês seguinte, ele foi convidado para substituir Bruno Lazaroni na comissão técnica permanente do Athletico Paranaense.

Contudo, Maurício Souza foi demitido juntamente com o técnico Fábio Carille, que não resistiu ao mau começo do Furacão na Copa Libertadores da América. A gota d´água foi a goleada sofrida para o The Strongest, da Bolívia. Ele foi desligado do cargo logo após a chegada de Luiz Felipe Scolari.

Início de carreira em rival

Onde Maurício Souza iniciou a carreira? Se a resposta foi Flamengo, você está completamente enganado. Sua primeira oportunidade à beira do campo foi no Botafogo em 2012. Em cinco anos, ele foi técnico das categorias 15, 17 e 20.

PUBLICIDADE

Na sua passagem pela base alvinegra, Mauricinho revelou o lateral-direito Gilberto, do Benfica, o volante Jádson, do Juventude, o atacante Vitinho, do Flamengo, entre outros. Posteriormente, foi contratado pelo rival rubro-negro.

Jogou com quem?

Maurício Souza também tem história como jogador de futebol. Revelado pelas divisões de base do America-RJ, o ponta-direita tinha qualidade com a bola nos pés. Afinal, se destacava pela velocidade, habilidade, drible curto e boa finalização. Jogou profissionalmente de 1995 e 1997.

Na época, ele chegou a entrar na mira de clubes portugueses como Belenenses, Famalicão, Marítimo e Vitória de Guimarães. Mas uma lesão no joelho direito abreviou sua carreira impedindo sua ida para a Europa.

Mauricinho vestiu a camisa rubra ao lado de jogadores bem conhecidos do torcedor como: Ricardo Cruz, ex-goleiro de Botafogo e Fluminense, Adriano ex-goleiro do Flamengo, Paulo Paiva, ex-zagueiro de Flamengo e Fluminense e, Gilberto, ex-lateral de Flamengo, Vasco e seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Melhores momentos: Vasco 1 x 0 Cruzeiro (Série B). Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIejFPSnMwdCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]