Home Mercado da Bola Revelado na base do Cruzeiro, Lucas França vira novo reforço de clube da segunda divisão de Portugal

Revelado na base do Cruzeiro, Lucas França vira novo reforço de clube da segunda divisão de Portugal

Lucas França foi dispensado do clube mineiro no começo do ano após a chegada do técnico uruguaio Paulo Pezzolano

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Nacional da Ilha da Madeira, clube que disputa a segunda divisão de Portugal, se movimentou no mercado da bola e acertou com o goleiro Lucas França, que foi revelado pelas divisões de base do Cruzeiro.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Lucas França assinou contrato até junho de 2026. A princípio, o acordo prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada. E a multa rescisória está fixada em 3 milhões de euros (R$ 16,2 milhões, pela cotação atual).

Ele chega ao clube indicado pelo preparador de goleiros Pedro Silva e, principalmente, com a indicação do técnico Filipe Cândido. A princípio, Lucas França vai disputar posição com o brasileiro Daniel Guimarães, de 35 anos e, com o português Rui Encarnação, de 24.

PUBLICIDADE

Lucas França estava livre no mercado da bola após deixar o Cruzeiro, em janeiro deste ano. O arqueiro fez parte da barca celeste após a contratação do técnico Paulo Pezzolano que pediu a contratação do veterano Rafael Cabral que estava no Reading, da Inglaterra.

Além disso, o treinador uruguaio decidiu apostar em Gabriel Brazão, que retornou ao clube por empréstimo da Inter de Milão, da Itália. O goleiro Denivys, que teve passagem destacada pela base no começo deste ano, também está sendo aproveitado no elenco principal.

Poucos jogos pelo Cruzeiro

Lucas França chegou ao Cruzeiro em 2011, para reforçar o time sub-15, aos 14 anos. Ele é integrante da geração que revelou o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, o ponta-direita Allano, do Santa Clara-POR e, o centroavante Léo Bonatini, do Grasshoppers, da Suíça.

Em 2016, ele foi promovido ao elenco principal pelo técnico Mano Menezes. Na época, o arqueiro ocupou o posto de sexta opção da meta celeste que tinha o ídolo Fábio como titular absoluto do Cruzeiro.

PUBLICIDADE

No seu primeiro ano como jogador profissional, Lucas França foi titular nos confrontos contra o Corinthians, Coritiba e Figueirense pela Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, fez mais um jogo pelo clube.

Nesse meio tempo, integrou o elenco que conquistou a Copa do Brasil em 2017 e 2018. Apesar de ser considerado um goleiro promissor, Lucas França não conseguiu brecha para brigar pela titularidade. Por isso, passou a ser emprestado em sequência para adquirir experiência.

Lucas França não se firmou por onde passou

Além do Cruzeiro, Lucas França também acumulou passagens pelo Nacional, de Portugal. Na sua primeira passagem pelo clube, ele disputou sete partidas e deixou boa impressão na curta passagem pela Ilha da Madeira.

Posteriormente, Lucas França foi cedido ao Ceará e Guarani. Em 2019, entrou em campo somente uma vez para defender o Vozão. O arqueiro, por sua vez, sequer disputou uma partida oficial quando foi contratado pela equipe de Campinas.

PUBLICIDADE

Melhores momentos: Cruzeiro 2 x 1 Sport (Série B). Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJTbENIb1V4ViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]