Através da iniciativa Gamers Club Rising Tour de VALORANT, Riot Games e Gamers Club buscam incentivar a formação e crescimento do cenário semiprofissional, também conhecido por “tier 2”
O cenário oficial de esports de VALORANT brasileiro se destaca local e mundialmente com o surgimento de grandes nomes e equipes. Por outro lado, existe ainda uma grande oportunidade para oferecer uma plataforma para diversos times que surgem diariamente no Brasil, assim como conectar iniciativas segmentadas de fomento ao cenário.
Riot games no topo dos esports
A desenvolvedora investe no cenário oficial do VALORANT com o VALORANT Champions Tour, uma série de ligas locais e eventos globais. Assim, investindo no fomento ao cenário feminino com o também global VCT Game Changers.
Oferecendo diversas oportunidades para as comunidades do FPS competitivo da Riot Games com iniciativas para o cenário feminino, LGBTQIA+, misto e por fim, casual. A Gamers Club também investe e se dedica à formação de uma comunidade de jogadores e jogadoras que buscam o VALORANT competitivo. Afim de entregar uma experiência cada vez mais profissional.
Agora, às duas empresas selam uma parceria para dar o próximo passo, assim, construir um circuito recorrente e estável de VALORANT focado no cenário semi-profissional.
O cenário Tier 2 é formado por equipes que, mesmo não fazendo parte do VALORANT Champions Tour (circuito oficial da Riot Games), se destacam competitivamente. Afim, de procurar um ambiente de alto nível para se desenvolver, com o objetivo de participar das qualificatórias abertas do VCT-BR e demais campeonatos da Riot.
A importância do Tier 2
Entendendo a importância desse cenário, do mesmo modo, a Gamers Club e a Riot unem forças numa parceria de dois anos por meio da iniciativa Gamers Club Rising Tour de VALORANT. Incentivando as equipes, jogadores e comunidade a contar e escrever novas histórias no FPS.
“Um dos principais pilares da Gamers Club é o investimento em esports para que a comunidade brasileira tenha cada vez mais expressão nacional e em outras regiões. Dessa forma, acreditamos que essa parceria com a Riot vai ser muito importante para o cenário competitivo de VALORANT. Para ter mais equipes de alta performance competindo no país ou internacionalmente, é preciso facilitar o acesso a mais pessoas que querem iniciar nos esports e ajudar a revelar novos talentos e organizações. Essa é a história que queremos construir com o Rising Tour e a Liga Gamers Club”, disse Jonathan Pereira, Head de Marketing da Gamers Club.
Atenção da desenvolvedora é tudo
“O rápido crescimento do VALORANT como um esport no Brasil nos deixa muito animados para dar este próximo passo. Sabemos que hoje temos diversos times já em atividade no Brasil, e diariamente novos talentos de grande potencial são revelados. Assim, tornando mais importante ainda expandir o cenário oficial para criar oportunidades para que times e jogadores possam ter uma camada de torneios contínuos e de alta qualidade. Do mesmo modo, o foco desta iniciativa é criar este espaço para que possam se desenvolver e mais rapidamente alcançar os níveis profissionais. O futuro de qualquer esporte é o fomento de times e novos talentos. Com esta parceria, estendemos a ação da Riot aos nomes que farão o futuro do VALORANT esports”, diz Carlos Antunes, Head de Esports da Riot Games no Brasil.
Serão distribuídos 110 mil reais no total em premiação durante o ano de 2022. Sendo, 60 mil reais para o Gamers Club Rising Tour divididos em 20 mil para cada uma das três edições da Liga. E dessa forma, 50 mil reais em um novo torneio, que será anunciado.
Sobre liga e premiação
A Liga Gamers Club será o campeonato contínuo para o Tier 2 da Gamers Club e terá três edições em 2022. Sendo elas, em junho, julho e setembro.
Inicialmente, em sua 1º edição, que acontecerá em junho, terá a estrutura de duas Qualificatórias Abertas, Qualificatória Fechada e por fim, o Evento Principal.
As Qualificatórias Abertas são para toda a comunidade. Com as inscrições gratuitas visam fomentar a formação de times e revelar os talentos que estarão nas Qualificatórias Fechadas da Série A. Assim, a Série A visa celebrar e revelar os principais times e talentos da comunidade brasileira Tier 2 de VALORANT. E claro, com transmissão oficial dos jogos e Watch Parties por meio de talentos do FPS da Riot Games.

A 2º edição, em julho, terá uma pequena mudança de estrutura competitiva. Será apenas uma Qualificatória Aberta, a Qualificatória Fechada e o Evento Principal.

Essa nova estrutura com uma Qualificatória Aberta, Qualificatória Fechada e Evento Principal se repete na 3ª edição, que acontecerá em setembro.

Spoiler alert!!
O próximo grande anúncio entre Riot Games e Gamers Club será um novo torneio. Dessa forma, a premiação de R$ 50.000, acontecerá no início do primeiro semestre de 2022. Contando com a participação de times da Liga Gamers Club, VCT Game Changers e VCT Brasil, celebrando e unindo diferentes iniciativas do FPS.

