Home Vôlei Vôlei masculino: reabilitado, mas sem Alan, Brasil viaja para etapa no Japão

Vôlei masculino: reabilitado, mas sem Alan, Brasil viaja para etapa no Japão

Equipe do técnico Renan dal Zotto se prepara para a terceira e última semana da fase classificatória

Fernando Cesarotti
Jornalista.

A seleção brasileira de vôlei masculino fechou com bom aproveitamento a segunda semana de jogos na Liga das Nações, disputa em Sofia, na Bulgária: com a vitória por 3 sets a 0 sobre os donos da casa, parciais de 25/21, 25/19 e 25/22, no domingo, a equipe emendou o terceiro triunfo consecutivo e se consolidou na zona de classificação para a fase final, na Itália.

PUBLICIDADE

Com cinco vitórias e três derrotas, o Brasil é o sexto colocado. Como oito avançam para a etapa decisiva, basta manter o bom aproveitamento na terceira e última etapa, no Japão.

Mas nem só de boas notícias o Brasil viveu nesta etapa da Bulgária. O maior prejuízo foi a perda do oposto Alan, que sofreu uma lesão no tendão de Aquiles da perna direita e vai precisar ficar seis meses parado. Além do restante da Liga das Nações, ele deve perder também o Campeonato Mundial, que será em agosto, na Polônia e na Eslovênia.

PUBLICIDADE

Alan, que está sem clube para a próxima temporada, depois de jogar na Rússia, só deve poder voltar ao treinos em dezembro. Ele retornou ao Brasil nesta segunda-feira e deve passar por uma cirurgia.

Na seleção, acabou substituído pelo seu irmão caçula, Darlan, de 20 anos, que fez suas primeiras partidas fora do país pela seleção e marcou 10 pontos contra a Bulgária. “Consegui mostrar um pouco da minha energia, me senti feliz. Tive altos e baixos em razão do nervosismo, mas, no geral, acredito que fiz uma boa partida”, disse o jogador, que atua no Sesi-SP.

O técnico Renan dal Zotto inscreveu o ponteiro Honorato, do Minas, e deve deslocar Leal para jogar como oposto em caso de necessidade. Outra substituição é a entrada do central Leo, do Sesi-SP, no lugar de Lucão, que será preservado por causa de dores musculares.

PUBLICIDADE

A equipe viaja nesta terça-feira para Osaka, onde joga a partir do próximo dia 6 contra a Alemanha. Depois, enfrenta Canadá, no dia 7, França, no dia 8, e Japão, no dia 10. Se conseguir a classificação, volta à Europa direto para a Itália, onde a fase final, em formato de mata-mata, começa no dia 20.

“Teremos alguns dias para treinar e ajustar detalhes antes da primeira partida, o que será muito importante. A sequência é uma equipe muito forte fisicamente e tem um saque potente. O Canadá tem mais volume de jogo, a França é um adversário fortíssimo, um dos favoritos ao título, e o Japão é uma das equipes que mais evoluíram nos últimos anos”, previu o treinador Renan.

Os 14 jogadores inscritos para a etapa da Liga das Nações de vôlei masculino em Osaka são os levantadores Bruninho e Cachopa; os centrais Isac, Flávio, Aracaju e Léo; os líberos Thales e Maique; os ponteiros Lucarelli, Adriano, Rodriguinho e Honorato; o ponteiro/oposto Leal; e o oposto Darlan.