Home Futebol Saiba mais sobre o Colo-Colo, um dos candidatos ao título na Sul-Americana

Saiba mais sobre o Colo-Colo, um dos candidatos ao título na Sul-Americana

Equipe chilena é uma das mais tradicionais em seu país, e está prestes a completar o centenário de sua história

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.

Após vencer o Internacional por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Colo-Colo mostra que é um dos candidatos ao título. A equipe, comandada pelo treinador boliviano Gustavo Quinteros busca seu troféu inédito na competição, com algumas peças para ficar de olho, além do fator casa ser fundamental nos jogos da equipe.

PUBLICIDADE

Maior campeão chileno e carrasco dos brasileiros nos últimos anos

Em toda a história, o Colo-Colo é a equipe do Chile com maior número de vitórias em território brasileiro. Ao todo, venceu Botafogo, São Paulo, Palmeiras e Fortaleza, além de eliminar o Corinthians em 2018, em plena Neo Química Arena.

Além disso, em seu país os Albos levam ampla vantagem nas conquistas do campeonato nacional. Mesmo com o último título acontecendo em 2017, o Colo-Colo tem 32 taças, 14 a mais que a Universidad de Chile, segundo maior campeão nacional.

PUBLICIDADE

Conheça Gustavo Quinteros, treinador do Índio Chileno

Nascido em Santa Fé, na Argentina, o treinador de 57 anos atuou como jogador nos anos 90, boa parte atuando na Bolívia, onde se naturalizou. A partir daí, o ex-zagueiro esteve na seleção nacional entre 1993 e 1999, quando atuou pelo The Strongest e San Lorenzo, encerrando a carreira no Argentinos Juniors.

Depois de pendurar as chuteiras, Quinteros comandou diversas equipes desde 2003, quando iniciou no San Lorenzo. Também treinou duas seleções: Bolívia e Equador. Seu último clube antes do Colo-Colo foi o Tijuana do México. Ao todo, conquistou nove títulos como técnico.

Solari e Lucero: uma dupla artilheira

No ano de 2022, Juan Lucero e Pablo Solari são peças fundamentais na equipe chilena. Em 24 partidas que os jogadores estiveram em campo, foram 21 gols marcados e nove assistências, sendo importantes para deixar o Colo-Colo na liderança do Campeonato Chileno. É bom ficar de olho em passes que os atacantes recebem dentro da área, pois pode ser fatal para o adversário.

Lucero atuou na última temporada pelo Vélez Sarsfield (ARG), onde marcou 18 gols em 62 partidas. O atacante argentino iniciou a carreira no Defensa y Justicia, passando pelo futebol mexicano e da Malásia até chegar nos índios.

PUBLICIDADE

Já Solari começou a trajetória pelo Talleres, também na Argentina. Após negociação com o Colo-Colo, o atleta de 21 anos viajou para o Chile em 2021, onde atuou em 68 jogos, marcando 15 gols. No duelo contra o Internacional, a dupla marcou os gols dos donos da casa, levando a vantagem para a partida de volta.

O Monumental de Santiago se torna um caldeirão em jogos do Colo-Colo

Considerada a maior torcida do Chile, o Colo-Colo sempre recebe grandes públicos em seus jogos continentais. Além da tradição, o Estádio Monumental David Arellano, com capacidade para 47 mil pessoas, faz a torcida se tornar o 12º jogador.

Na atual temporada, a equipe chilena perdeu apenas duas partidas quando jogou em seu território, ambas pela Copa Libertadores. Além da derrota por 2 a 1 para o River, a equipe foi eliminada da principal competição Sul-Americana para o Fortaleza, em partida que não teve público, depois de punição sofrida pelo clube.