Home Futebol Santos soma diversas críticas ao VAR no Brasileiro da Série A

Santos soma diversas críticas ao VAR no Brasileiro da Série A

Na última rodada do Brasileirão, o Santos reclamou muito de um gol anulado pelo VAR

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Atualmente na 10ª posição do Brasileirão Série A, com 13 pontos, o Santos entende que se não fosse a arbitragem, poderia estar mais bem colocado. Em 10 rodadas, o Peixe reclama de decisões da arbitragem de campo e do VAR em pelo menos seis partidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A última delas, que para mim, o VAR errou, foi ao anular um gol do Santos contra o Internacional. Olhando na imagem, não da para identificar o impedimento que a arbitragem de vídeo marcou. A partida terminou empatada em 1 a 1.

Veja abaixo os lances em que o Santos reclama que foi prejudicado pela arbitragem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fluminense x Santos – 1ª rodada

Logo na estreia da equipe no campeonato, em partida que terminou 0 a 0, o Santos reclamou de um possível pênalti em Bryan Angulo, que foi derrubado por Nino dentro da área. O lance aconteceu já aos 50 minutos do segundo tempo e seria crucial para o resultado final da partida.

Veja abaixo o lance:

Santos x Coritiba – 2ª rodada

Já na segunda rodada, o time da Vila reclamou novamente da arbitragem. Dessa vez, não teve impacto no resultado, já que o Peixe venceu a partida por 2 a 1. Porém, o gol do Coritiba foi marcado de pênalti, que na opinião da torcida santista e do comentarista Paulo César de Oliveira, na transmissão do Premiere, não foi.

PUBLICIDADE

“Zanocelo dá o carrinho, o Andrey toca a bola, se desequilibra e tem o contato. Lance com margem de interpretação, e a decisão do campo foi respeitada. Eu não marcaria o pênalti”, declarou Paulo César, na época.

Veja o lance abaixo:

São Paulo x Santos – 4ª rodada

O Santos perdeu o clássico para o São Paulo por 2 a 1, mas também houve polêmica. O jogo estava empatado em 1 a 1 quando aos 32 minutos do segundo tempo, um lateral gerou confusão. O Santos tinha certeza que era lateral a favor dele e Lucas Pires, do Santos, estava pronto para bater, além da defesa estar toda desarrumada. Porém, o quarto árbitro indicou que era lateral pro São Paulo, que bateu rápido, saindo em seguida um pênalti e consequentemente o gol da vitória.

O lance não teve revisão do VAR porque o VAR não pode interferir em lateral.

Veja abaixo:

PUBLICIDADE

Santos x Ceará – 7ª rodada

O Santos empatou em casa com o Ceará por 0 a 0, mas entende que se não fosse a arbitragem, teria vencido. O lance em questão é um gol anulado de Léo Baptistão.

PUBLICIDADE

Aos 11 minutos do segundo tempo, Jhojan Julio disputou a bola com Zé Roberto, e na sequência Rodrigo Fernández chegou na jogada e conseguiu recuperar a bola. O Peixe encaixou o ataque e Lucas Pires cruzou para Léo Baptistão marcar. Porém, o VAR acionou Sávio Pereira Sampaio para avaliar uma possível falta de Julio na origem do lance. Após revisão, o gol foi anulado.

Na Central do Apito da Rede Globo, Paulo César de Oliveira disse que o gol não deveria ter sido anulado.

“O VAR tem de mostrar a disputa toda, não só aquele recorte. No toque do Fernández para o Julio é que começa a fase de ataque. Faltou o VAR ter mostrado toda essa construção da jogada”, diz PC de Oliveira.

O curioso é que o lance foi na cara do árbitro, que fez um sinal mandando o jogo seguir.

PUBLICIDADE

Veja o lance:

Santos x Palmeiras – 8ª rodada

Na rodada seguinte, o Santos reclamou novamente da arbitragem em outro clássico paulista. A partida estava 0 a 0 quando aos 39 minutos do primeiro tempo, Léo Baptistão recuperou a bola em disputa com Zé Rafael e tocou para dentro da área. A bola foi rebatida por Gabriel Menino e sobrou para Marcos Leonardo, que abriu o placar.

O VAR indicou que o gol deveria ser anulado porque Baptistão teria feito falta em Zé Rafael. O juiz revisou o lance e anulou. No fim, o Peixe perdeu o jogo por 1 a 0.

Na Central do Apito da Rede Globo, Sálvio Spinola concordou com o árbitro.

PUBLICIDADE

“Pra mim, falta na origem da jogada. O Santos conquista a bola porque o Baptistão faz falta no Zé Rafael. Para mim, o gol tem de ser anulado”.

Santos x Internacional – 10ª rodada

Na última rodada do Brasileirão, o Santos empatou com o Inter em 1 a 1, mas entende que foi prejudicado.

PUBLICIDADE

Aos 27 minutos do primeiro tempo, quando tava 0 a 0, após cobrança de falta, o zagueiro Eduardo Bauermann apareceu sozinho e marcou o gol. Porém, o VAR anulou por impedimento do santista.

Na imagem, o jogador do Santos parece estar em posição legal. Na Central do Apito da Rede Globo, o comentarista Sálvio Spinola discordou da marcação.

“Tem que ser enviada a linha traçada para saber a posição. Se a arbitragem considerar posição do Maicon impedida, discordo completamente, porque a bola vai para o lado contrário e ele nem interfere no defensor do Inter. Para mim, gol legal”, disse Sálvio.

Better Collective