Home Futebol Seis clubes de 267 que já jogaram o Brasileirão Série D conseguiram chegar na Série A; veja lista

Seis clubes de 267 que já jogaram o Brasileirão Série D conseguiram chegar na Série A; veja lista

Um estudo apontou que 2% das equipes conseguiu sair do Brasileirão Série e jogar a Série A

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

Um dado curioso envolve o Brasileirão Série D e a elite do futebol brasileiro, o Campeonato Brasileiro Série A. Ao todo, desde sua criação em 2009, 267 times disputaram a competição ao longo de 14 anos, mas destas, apenas seis, ou seja, 2% das equipes, conseguiram disputar o Brasileirão Série A neste período, segundo estudo da consultoria Convocados, em parceria com a XP.

PUBLICIDADE

Na edição atual do Brasileirão Série A deste ano, estão três destes clubes: Chapecoense, que conquistou o acesso em 2009; e Cuiabá, que subiu em 2011, e Juventude, que jogou a quarta divisão nacional em 2013. Além destes, também jogaram Série D e conseguiram chegar na Série A: CSA, hoje na Série B; o Santa Cruz, que acabou retornando para a quarta divisão; além do Joinville, que sequer teve divisão para disputar neste ano.

Levando em conta todos os clubes que disputaram o Brasileirão Série D, 47 alcançaram a Série C e 22 conseguiram em algum momento chegar na Série B desde 2009, quando a quarta divisão foi criada. Uma curiosidade é que o CSA conseguiu três acessos consecutivos: Série D 2016, Série C 2017 e Série B 2018, jogando a Série A em 2019.

PUBLICIDADE

Segundo o ‘ge.globo’, o objetivo do estudo é mostrar um desequilíbrio no futebol brasileiro, que pode acabar tomando um efeito pirâmide para investidores:

“Como nossa divisão de entrada não é em formato de pontos corridos, e respeita apenas parcialmente as características regionais de um país tão desigual, o número de clubes que entre no sistema e chega à Primeira Divisão é muito pequeno, o que aumenta o risco para o investidor na base da pirâmide” – conclui o documento.

Brasileirão Série D

64 clubes estão na disputa do Brasileirão Série D nesta temporada. As equipes estão divididas em oito grupos com oito equipes cada. Todas se enfrentam entre si em 14 rodadas, onde as quatro melhores avançam para a segunda fase da competição. A partir daí, jogos de ida e volta em mata-mata definem os classificados. Os quatro times que chegarem às semifinais da competição garantem o acesso para o Brasileirão Série C em 2023.

Em 2021, a Aparecidense sagrou-se campeã da competição após vencer o Campinense na final. Além dos dois finalistas, ABC e Atlético-CE foram as outras duas equipes que conquistaram o acesso.

PUBLICIDADE

Na edição atual, duas das 64 equipes ainda não foram derrotadas após nove rodadas disputadas. São elas: Amazonas, com seis vitórias e três empates no Grupo A1; e o São Bernardo, com cinco vitórias e quatro empates no Grupo A7. Já Náutico-RR no Grupo A1, Ação no Grupo A5, Caldense no Grupo A6 e Juventus no Grupo A8, não conseguiram nenhuma vitória nos nove jogos disputados até então.