Neste sábado (11), a NBA divulgou a atualização do ranking de favoritos para ganhar o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) das Finals.
E, como não poderia deixar de ser, Stephen Curry, do Golden State Warriors, segue como o líder, principalmente após a atuação épica no jogo 4, que garantiu o empate na série para os Warriors.
O ranking teve uma alteração depois do quarto confronto da série. Isso porque Andrew Wiggins, dos Warriors, subiu para a quinta colocação, com 17 pontos e 16 rebotes, sendo esta a sua maior marca na carreira.
Confira como está ranking de favoritos para ganhar o prêmio de MVP da NBA Finals:
1° lugar: Stephen Curry, Golden State Warriors
Estatísticas na NBA Finals: 34,3 pontos, 6,3 rebotes, 3,8 assistências por jogo
O que dizer da performance de Stephen Curry no jogo 4? O armador dos Warriors registrou 43 pontos (terceira maior marca na carreira), 10 rebotes e quatro assistências, convertendo 14 de 26 arremessos de quadra e sete de 14 chutes de três. A pontuação de Curry foi altamente influenciada pelos 14 pontos marcados no terceiro quarto e foi fundamental nos últimos minutos para partida, para garantir a vitória.
2° lugar: Jaylen Brown, Boston Celtics
Estatísticas na NBA Finals: 22,3 pts, 7 reb, 3,8 ast
Geralmente, Brown tem uma atuação agressiva, no entanto deu o seu primeiro chute apenas quando faltavam 7:31 para o final do primeiro quarto e terminou o período com o primeiro com dois pontos, logo depois anotou 10 no segundo quarto. O ala ultrapassou a marca de 500 pontos anotado nos playoffs, mas produziu apenas nove pontos em quatro de 11 arremessos de quadra no segundo tempo.
3° lugar: Jayson Tatum, Boston Celtics
Estatísticas na NBA Finals: 22,3 pts, 7 reb, 7,8 ast
Tatum se destacou em alguns momentos, no entanto ainda não “explodiu” como em outros momentos das séries anteriores. No segundo tempo das primeiras quartas partidas da série, o astro dos Celtics teve plus-minus de -19, enquanto possui média de 8,3 pontos, convertendo 26,5% de quadra e 21,4% da linha dos três.
4° lugar: Klay Thompson, Golden State Warriors
Estatísticas na NBA Finals: 17,3 pts, 2,5 reb, 2 ast
Thompson se juntou a Curry e Green com 19 vitórias em jogos das Finais da NBA, igualando a marca do trio do San Antonio Spurs Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili como o trio com maior número de vitórias nos últimos 50 anos. Thompson e Curry (com 18 pontos) quase superaram a pontuação do time inteiro dos Celtics (19 pontos) no último quarto e eles combinaram cinco de oito arremessos de quadra e três de quatro do perímetro.
5° lugar: Andrew Wiggins, Golden State Warriors
Estatísticas na NBA Finals: 16,5 pts, 8,5 reb, 1,5 ast
Wiggins ajudou os Warriors a conquistarem apenas a sua segunda vitória em Boston na pós-temporada e a primeira desde 1960. Além disso, o sucesso do time na série está correlacionado com a atuação de Wiggins. Só para ilustrar, no terceiro jogo da NBA Finals, os Celtics dominaram nos rebotes (47 a 31), com o jogador dos Warriors registrando apenas sete. Entretanto, no jogo 4, os seus 13 rebotes defensivos ajudaram o seu time a limitar os Celtics a 12 pontos de segunda-chance, comparando com 19 dos Warriors.

