Nessa terça-feira, a seleção ucraniana surpreendeu a muitos e aplicou 3 a 1 com facilidade sobre a Escócia. Com o resultado, os ucranianos estão garantidos no confronto de domingo contra o País de Gales. O vencedor da partida está com o passaporte carimbado para a Copa do Mundo do final do ano.
O Presidente da Ucrânia, Vlodimir Zelenski, classificou a vitória como “Duas horas de felicidade”. A Ucrânia está há mais de 100 dias em guerra com a vizinha, Rússia, e em meio às confusões e ao caos do conflito, a partida serviu como um alívio e como uma distração para o povo ucraniano.
“Há momentos em que você não precisa de muitas palavras! Apenas orgulho! Só obrigado, galera! Duas horas de felicidade diante do que estamos acostumados. Saiu. Eles lutaram. Eles perseveraram. Eles ganharam. Porque são ucranianos! Alegria aos nossos militares, a todo o nosso país” – Falou o atual presidente ucraniano.
O técnico da seleção ucraniana, emocionado, também falou sobre a vitória e a importância dela para o povo e a nação da Ucrânia:
“Esta vitória não foi para mim, não foi para a equipe, foi para o nosso país. Esta é uma grande vitória para a Ucrânia. Foi um esforço de equipe. Foi uma vitória do time. Eles fizeram tudo pelas pessoas para quem jogam.” – Afirmou o técnico, emocionado.
“Eles jogam para ucranianos, para pessoas assistindo em casa, para membros de nossas forças armadas em trincheiras ou em hospitais. Eles vão agradecer a nós e nós retribuímos essa gratidão” – Completou ainda o técnico, que busca a façanha de levar a seleção ucraniana para a Copa depois de muitos anos.
A Ucrânia, que se tornou independente da União Soviética em 1991, somente participou de uma copa do mundo até agora, foi a de 2006, que ocorreu na Alemanha.
Adversária parabenizou os ucranianos pela vitória
A seleção Escocesa, derrotada pela Ucrânia, fez uma postagem em seu twitter parabenizando a equipe adversária:
Infelizmente para a Escócia, ela está fora da próxima Copa. A última participação dos escoceses foi em 1998, na Copa do Mundo da França.
Ucrânia perto da Copa
Com o resultado conquistado ontem, a Ucrânia avançou para a última fase da repescagem. Agora, enfrenta o País de Gales, em Cardiff, na casa do adversário. O jogo acontecerá domingo, as 13h, horário de Brasília.
Quem vencer a partida estará classificada para a copa e entrará no grupo B, junto com Inglaterra, Estados Unidos e Irã.
A esperança da Ucrânia é o craque do Manchester City, Zinchenko, que fez uma excelente partida ontem, tirando uma nota 8, na avaliação do SofaScore:

