Home Futebol Muita grana: entenda como Oscar, ex-seleção e Chelsea, recebe o 10º maior salário do futebol

Muita grana: entenda como Oscar, ex-seleção e Chelsea, recebe o 10º maior salário do futebol

Confira a lista dos dez jogadores mais bem pagos do mundo e entenda o motivo de Oscar estar em décimo lugar

Mateus Pereira
Colaborador do Torcedores.com desde 2022, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o futebol, o automobilismo e o universo geek. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Oscar carrega em seu currículo cerca de 50 partidas pela seleção brasileira, incluindo a convocação para a Copa do Mundo de 2014. Ainda assim, o jogador não representa o seu país em um jogo oficial a quase seis anos. Porém, mesmo longe de estar entre as opções de Tite e de ser reconhecido por quem acompanha de perto as principais ligas do futebol mundial, o meia fatura mais do que quase todos jogadores que estão cotados a defender o Brasil na próxima Copa do Mundo, no fim deste ano.

PUBLICIDADE

Oscar é o segundo brasileiro mais bem pago do futebol mundial, ficando atrás apenas de Neymar, que é o segundo jogador de maior salário no mundo.

Os valores assustam. No Shanghai Port, da China, desde janeiro de 2017, quando deixou o Chelsea, Oscar recebe o “humilde” salário de 24 milhões de euros (R$ 121,4 milhões) por temporada, o equivalente à remuneração anual de Karim Benzema, principal nome do Real Madrid e atual campeão da Liga dos Campeões da Europa.

PUBLICIDADE

Somente nove atletas ganham mais que Oscar no futebol mundial(confira a lista no fim desta matéria). Porém, precisamos ir mais a fundo para entender o motivo de um salário tão alto para um jogador tão distante do radar dos principais clubes do mundo.

O brasileiro só está nesse patamar de remuneração porque seu atual contrato ainda é do tempo em que a China gastava valores absurdos para atrair jogadores de gigantes clubes europeus ao futebol asiático. Ao longo da última década, a China trouxe para sua liga nomes como os de Hulk, Carlos Tevez, Ezequiel Lavezzi, Paulinho, Javier Mascherano, Ramires, Ricardo Carvalho, Didier Drogba, Gervinho, Nicolas Anelka, Yannick Carrasco e Axel Witsel. Todo este movimento só foi possível graças à uma política de salários inflacionados, muito superiores aos que esses jogadores recebiam na Europa.

Porém, a situação do campeonato chinês mudou totalmente nos últimos anos. Para tentar reorganizar a saúde financeira do futebol do país, visando assim evitar a falência dos clubes locais, o governo da China implementou uma regra que proíbe salários maiores que 3 milhões de euros (R$ 15,2 milhões) por ano. A lei começou a valer em janeiro de 2020, porém ainda não se aplica ao contrato de Oscar, pois ele havia renovado com o Shangai Port um mês antes da leia entrar em vigor.

Com isso, até o fim do seu atual vínculo com o clube chinês, em novembro de 2024, o brasileiro continuará recebendo um dos 10 dos salários no mundo da bola, ao menos na contagem atual. No fim de seu contrato, já com 33 anos, Oscar poderá deixar a China, com os bolsos cheios e sua vida financeira mais que resolvida, para voltar a ganhar “pouco” em outra liga, como a do Brasil.

PUBLICIDADE

Confira abaixo o Top de 10 jogadores de futebol mais bem pagos no mundo:

Fonte: Jornal “Marca”

1 – Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain): 50 milhões de euros por ano
2 – Neymar (Paris Saint-Germain): 49 milhões de euros por ano
3 – Lionel Messi (Paris Saint-Germain): 40,5 milhões de euros por ano
4 – Gareth Bale (Real Madrid): 34 milhões de euros por ano
5 – Cristiano Ronaldo (Manchester United): 31,6 milhões de euros por ano
6 – Andrés Iniesta (Vissel Kobe): 31 milhões de euros por ano
7 – Erling Haaland (Manchester City): 30,7 milhões de euros por ano
8 – Eden Hazard (Real Madrid): 30 milhões de euros/ano
9 – Kevin de Bruyne (Manchester City): 24,7 milhões de euros por ano
10 – Karim Benzema (Real Madrid) e Oscar (Shanghai Port): 24 milhões de euros por ano