Home Futebol Corinthians: VAR vê contato, mas justifica “exagero” para não indicar pênalti em Adson contra o Boca Juniors

Corinthians: VAR vê contato, mas justifica “exagero” para não indicar pênalti em Adson contra o Boca Juniors

Com o empate sem gols, o Timão precisa de uma vitória na Argentina para avançar às quartas de final da Libertadores

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A Conmebol divulgou nesta quarta-feira (29) os áudios da cabine do VAR da partida entre Corinthians x Boca Juniors, válida pela rodada de ida das oitavas de final da .Libertadores, que terminou com um empate sem gols. Um dos lances mais polêmicos foi o de um suposto pênalti não marcado a favor do Timão na segunda etapa.

PUBLICIDADE

No lance da possível penalidade sofrida por Adson, o jovem atacante leva a bola até a linha de fundo e invade a área pelo lado direito. Ao se aproximar da linha lateral da pequena área, sofre o corte e desaba no gramado. O árbitro de campo, Roberto Tobar, do Chile, manda o jogo seguir. Quando a bola para, o VAR analisa o lance e mantém a decisão do campo: não houve pênalti.

De acordo com o áudio divulgado pela Conmebol, o árbitro venezuelano Juan Soto, responsável pelo VAR da partida, até viu um toque do zagueiro Sández em Adson, mas considerou que ele não foi suficiente para a marcação da penalidade máxima. 

PUBLICIDADE

—- Um contato leve. Um contato muito leve e ele exagera — diz o árbitro de vídeo.

Durante a transmissão da partida no SBT, a comentarista de arbitragem Nadine Basttos avaliou que o Corinthians foi prejudicado pela arbitragem por causa do pênalti não marcado em Adson. “[Foi] Pênalti. O Sández não toca na bola, ele trava a perna do Adson, e a bola não muda de trajetória. Para mim o pênalti deveria ter sido marcado”, justifica.

PUBLICIDADE

Outro lance polêmico do empate entre Corinthians e Boca Juniors na Neo Química Arena foi o possível pênalti a favor do time argentino, por um toque de mão do zagueiro Bruno Méndez dentro da área. 

— A mão está muito próxima do corpo no momento do contato, me parece uma posição natural — justificou o árbitro de vídeo ao não sugerir a revisão do lance, mantendo assim mais uma decisão de campo de Roberto Tobar, que já havia dado continuidade ao jogo.

PUBLICIDADE

Com o empate sem gols, quem vencer a partida na Bombonera, em Bueno Aires, no próximo dia 05 de julho, garantirá vaga nas quartas de final da Libertadores. Em caso de novo empate, a decisão irá para os pênaltis. Vale lembrar que não existe mais a regra do gol fora de casa.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 0 X 0 BOCA JUNIORS

Local: Neo Química Arena, Itaquera – SP 

Data: 28 de junho de 2022

PUBLICIDADE

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (ambos do Chile)

VAR: Juan Soto (CHI)

PUBLICIDADE

Transmissão: SBT e Conmebol TV

Cartões amarelos: Roni , Lucas Piton, João Victor (Corinthians);  Marcos Rojo, Varela e Villa (Boca Juniors)

ESCALAÇÃO DO CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), João Victor, Raul Gustavo e Lucas Piton; Roni, Giuliano, Adson (João Pedro) e Gustavo Mantuan; Róger Guedes (Júnior Moraes) e Willian. Técnico: Víctor Pereira

ESCALAÇÃO DO BOCA JUNIORS: Rossi, Advíncula, Izquierdoz, Rojo e Sández; Varela, Pol Fernández, Zeballos (Juan Ramírez) e Óscar Romero (Campuzano); Villa e Benedetto. Técnico: Sebastian Battaglia

PUBLICIDADE