Home Automobilismo Fórmula 1: Vettel defende marca ‘única’ no GP do Azerbaijão

Fórmula 1: Vettel defende marca ‘única’ no GP do Azerbaijão

Piloto da Aston Martin tenta repetir feito raro na pista de Baku

João Gabriel Mancuso
Colaborador do Torcedores

O alemão Sebastian Vettel é dono de uma marca inédita no Grande Prêmio do Azerbaijão, próxima etapa da Fórmula 1. O tetracampeão do mundo é o único piloto que pontuou em todas as provas disputadas no Circuito Urbano de Baku.

PUBLICIDADE

Além disso, nas cinco corridas da F1 que já ocorreram em território azerbaijano, ele sempre terminou pelo menos na quarta colocação.

Mesmo assim, Vettel nunca venceu em Baku. A sua melhor posição alcançada na prova foi um segundo lugar em duas oportunidades, 2016 e 2021.

PUBLICIDADE

O piloto ainda acumula na pista do Azerbaijão uma pole-position conquistada em 2018, quando derrotou Lewis Hamilton por menos de dois décimos. Na corrida, o alemão, que na época guiava pela Ferrari, liderou as trinta primeiras voltas, mas terminou em quarto depois de erros na estratégia.

Vettel em 2022

Defender a escrita de bons resultados no Azerbaijão não será uma missão fácil para Vettel em 2022.

A Aston Martin teve um começo de temporada fraco, com apenas sete pontos nas sete primeiras etapas. A equipe britânica ocupa a nona e penúltima posição no Mundial de Construtores, a frente apenas da Williams.

Vettel é responsável por cinco dos pontos do time até agora. A melhor posição atingida pelo piloto em 2022 foi um oitavo lugar no GP da Emilia-Romagna em Ímola.

PUBLICIDADE

Dessa forma, o alemão ocupa a décima-quinta posição no Mundial de Pilotos. Ele ainda perdeu as duas primeiras etapas do campeonato por ter testado positivo para Covid-19.

GP do Azerbaijão

O Grande Prêmio do Azerbaijão acontece no próximo domingo às 8h (horário de Brasília) no Circuito Urbano de Baku, capital do país.

A prova estreou no calendário da Fórmula 1 em 2016, ainda com a nomenclatura de GP da Europa. Nas cinco corridas disputadas por lá, nunca um piloto venceu mais uma de vez.

O último GP do Azerbaijão ficou marcado pelas reviravoltas, com os dois líderes do campeonato na ocasião, Verstappen e Hamilton, ficando fora da zona de pontos. A vitória foi do mexicano Sérgio Pérez da Red Bull, com Vettel da Aston Martin em segundo e Gasly da AlphaTauri em terceiro.

PUBLICIDADE