Home Vôlei Vôlei feminino: Brasil mostra capacidade de reação e fecha semana em 3º na Liga das Nações

Vôlei feminino: Brasil mostra capacidade de reação e fecha semana em 3º na Liga das Nações

Depois de derrota para a Itália, no sábado, seleção brasileira de vôlei feminino venceu a Sérvia neste domingo mostrando força no bloqueio

Fernando Cesarotti
Jornalista.

A seleção brasileira de vôlei feminino mostrou capacidade de reabilitação e fechou com vitória a segunda semana de jogos da Liga das Nações. Neste domingo, a equipe do técnico José Roberto Guimarães venceu a Sérvia por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/9 e 25/21. Com o resultado, o Brasil ocupa a terceira posição na classificação geral, com seis vitórias e duas derrotas.

PUBLICIDADE

A semana só não foi perfeita porque no sábado a equipe foi derrotada pela Itália, por 3 a 1 (25/17, 25/15, 14/25 e 25/14). As italianas também têm 6 vitórias, mas estão abaixo do Brasil na classificação pelos critérios de desempate. A liderança está com o Japão, com oito vitórias, seguida pelos Estados Unidos, com sete vitórias e uma derrota.

Para o técnico José Roberto Guimarães, a grande diferença do Brasil contra as sérvias, em relação ao jogo contra a Itália, foi a evolução no bloqueio, com 19 pontos conquistados no fundamento – contra cinco diante das italianas.

PUBLICIDADE

“Gostei da atitude do time depois da derrota para a Itália, foi uma retomada muito importante. Em menos de 12 horas já estávamos em quadra e tivemos uma atuação mais equilibrada. Agora temos que continuar trabalhando e ver o que tanto Estados Unidos e Itália estão fazendo de diferente”, afirmou o treinador. Na primeira semana, a única derrota da equipe foi justamente para as norte-americanas.

A central Carol também destacou a capacidade de reação das jogadoras.  “O time está de parabéns porque soubemos superar a derrota contra Itália para conquistar essa vitória. Bloqueamos e defendemos bem mais”, afirmou. A capitã Gabi também endossou o discurso. “Conseguimos virar a chave depois da derrota para a Itália. Nosso saque e bloqueio foram mais efetivos e com isso nosso volume de jogo voltou a aparecer. Agora vamos buscar essa classificação para a fase final”, disse.

A seleção folga nesta semana, que terá jogos pelo torneio masculino. A seleção brasileira feminina volta a jogar na semana seguinte, em Sofia, na Bulgária. O próximo jogo será contra a China, no dia 28, às 11h (de Brasília). Depois, a seleção joga contra Coreia do Sul, Bulgária e Tailândia.

PUBLICIDADE

A Liga das Nações de vôlei feminino conta com 16 seleções, que a cada semana são divididas em dois grupos de oito, com quatro jogos para cada seleção. As oito melhores avançam para a fase final, que será de 13 a 17 de julho, em Ancara, na Turquia, em formato de mata-mata.