Home Tênis Wimbledon hoje: Espanhol perde após mandar bolinha para o alto, Djokovic avança e favorita é eliminada

Wimbledon hoje: Espanhol perde após mandar bolinha para o alto, Djokovic avança e favorita é eliminada

Fokina foi punido após se irritar com erro em atitude considerada antidesportiv; Emma Raducanu caiu diante de francesa

Fernando Cesarotti
Jornalista.

Um lance bizarro provocou a derrota e a eliminação do espanhol Alejandro Davidovich Fokina em Wimbledon, nesta quarta-feira. O jogador, número 37 do mundo, deu uma raquetada aleatória numa bolinha e, como estava jogando com um match point contra, acabou punido com um ponto e derrotado.

PUBLICIDADE

O jogo era contra o tcheco Jiri Vesely, 68º colocado na partida da ATP. Era um jogo tenso, que se aproximava de quatro horas e já estava no super tie-break, decisão adotada pela organização para evitar jogos intermináveis – o torneio até alguns anos atrás não tinha tie-break no quinto set; agora, adota o desempate que vai até 10 pontos, em vez do tradicional até 7,

O placar estava 2 a 2 e Vesely vencia o super tie-break por 8/7. Fokina sacou e, depois de uma troca de bolas, acertou a rede: 9/7 para o tcheco, que teria então dois match points. Então, ao receber a bolinha do pegador para preparar o próximo saque, o espanhol simplesmente deu uma raquetada para o alto. Veja o lance:

PUBLICIDADE

A medida é considerada antidesportiva e de risco para os torcedores, ainda que a bolinha não tenha acertado ninguém. O árbitro aplicou a punição, de 1 ponto, e decretou encerrada a partida, com 10/7 para Vesely no super tie-break e parciais de 6/3, 5/7, 6/7 (7/9), 6/3 e 7/6 (10/7).

Vesely enfrenta na próxima rodada o norte-americano Tommy Paul, número 32 do mundo, que venceu hoje o francês Adrian Mannarino por 3 a 0 (6/2, 6/4 e 6/1).

Queridinha britânica é eliminada em Wimbledon

A britânica Emma Raducanu, número 11 do mundo e principal esperança caseira de título em Wimbledon, acabou eliminada nesta quarta-feira, ao perder para a francesa Caroline Garcia, 55ª no ranking da WTYA, por 2 a 0 (6/3 e 6/3).

PUBLICIDADE

Esta foi a segunda participação de Raducanu, de 19 anos, no Grand Slam londrino – no ano passado, ela tinha avançado até as oitavas de final. Acabou repetindo o desempenho dos outros dois Grand Slam deste ano, Aberto da Austrália e Roland Garros, em que também caiu na segunda rodada.

Na terceira rodada, Caroline Garcia enfrenta a experiente chinesa Shuai Zhang, que venceu nesta quarta a ucraniana Marta Kostyuk por 2 a 0 (7/6 (8/6) e 6/2).

Djokovic passa fácil à terceira rodada

O sérvio Novak Djokovic, que busca seu sétimo título em Wimbledon e o tetracampeonato consecutivo, confirmou com tranquilidade sua passagem para a terceira rodada, ao derrotar o australiano Thanasi Kokkinakis por 3 a 0, parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.

“Era como jogar contra uma parede de tijolos”, lamentou o australiano. “Estou satisfeito pela forma como meu tênis vem evoluindo”, disse Djokovic.

O sérvio vai enfrentar na terceira rodada seu compatriota Miomir Kecmanovic, número 30 do mundo, que eliminou o chileno Alejandro Tabilo por 3 a 1, parciais de 7/6 (7/4), 7/6 (7/5), 3/6 e 6/3.