Home Tênis Wimbledon hoje: Nadal vence, Serena perde e protocolo contra covid-19 entra em revisão

Wimbledon hoje: Nadal vence, Serena perde e protocolo contra covid-19 entra em revisão

Abandonos de Marin Cilic e Matteo Berrettini após testes positivos faz organização pensar em ampliar as medidas de prevenção

Fernando Cesarotti
Jornalista.

A organização do torneio de Wimbledon vai revisar os protocolos dos tenistas contra covid-19 após as desistências do croata Marin Cilic e do italiano Matteo Berrettini, anunciadas durante os dois primeiros dias de torneio após testes positivos.

PUBLICIDADE

Berrettini estava em segundo lugar nas listas de favoritos nas casas de apostas, atras apenas do sérvio Novak Djokovic – atual tricampeão e que bateu o italiano na final de 2021.

Segundo o jornal britânico The Guardian, os organizadores temem que uma pequena epidemia da doença se espalhe entre os tenistas, já que os dois contaminados circularam pelas instalações do All England Club nos dias anteriores, inclusive treinando e conversando com outros jogadores.

PUBLICIDADE

As medidas de prevenção da organização em relação aos atletas estão bem mais relaxadas do que no ano passado, dentro da política dominante no Reino Unido de que a covid-19 está sob controle no país. “Temos que verificar com as autoridades de saúde, que é o que estamos fazendo até agora, oferecendo pleno suporte médico a quem não se sentir bem”, disse um porta-voz ao jornal.

Mas a francesa Alize Cornet, número 37 do mundo, disse que essa já não foi uma preocupação no Grand Slam anterior, Roland Garros. Segundo ela, o vírus “correu solto” pelos vestiários do complexo em Paris, com atletas fazendo uma espécie de lei do silêncio.

“Em Roland Garros houve uma epidemia e ninguém tocou no assunto. No vestiário, muita gente tinha sintomas e ninguém dizia nada”, disse a tenista nesta terça-feira, após sua vitória na primeira rodada sobre Yulia Putintseva, do Cazaquistão.

Em quadra: Nadal na segunda rodada em Wimbledon

PUBLICIDADE

Dentro de quadra, o principal destaque do dia foi a vitória de Rafael Nadal na primeira rodada, por 3 sets a 1 sobre o argentino Francisco Cerundolo, com parciais de 6/4, 6/3, 3/6 e 6/4.  O espanhol, cabeça de chave número 2, admitiu que sentiu certo estranhamento com o piso de grama, onde não jogava desde 2019.

“A gente não é tão acostumado a jogar na grama e leva um tempo para se adaptar. Cada dia é um teste e hoje foi um dos mais importantes”, declarou o espanhol. “O melhor de vencer é ter a chance de treinar de novo amanhã e continuar evoluindo.”

Na segunda rodada, Nadal vai enfrentar o lituano Ricardas Berankis, número 106 do mundo, que venceu o veterano norte-americano Sam Quetrey por 3 a 0, parciais de 6/4, 7/5 r 6/3.

Serena perde em seu retorno

Serena Williams não teve a mesma sorte de Nadal. A norte-americana, dona de sete títulos na grama de Wimbledon, mas hoje fora dos 1000 primeiros lugares no ranking da WTA, acabou derrotada pela francesa Harmony Tan por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 1/6 e 7/6 (9/7), após mais de três horas de partida.

Serena acabou repetindo o desempenho do ano passado, quando também foi eliminada na primeira rodada, mas tendo de desistir da partida por causa de uma lesão no tornozelo.

Tan, por sua vez, não conseguia esconder a alegria de, aos 24 anos, em sua primeira participação em Wimbledon, ter a chance de enfrentar e vencer uma deusa das quadras.

PUBLICIDADE

“Ela é uma estrela. Quando vi o sorteio fiquei assustada, porque ia enfrentar uma lenda e achei que ganhar dois ou três games estaria bom. Nem sei o que dizer”, afirmou a francesa, número 115 do mundo.