22: um número que retrata o número de jogadores no campo de futebol. Um número icônico para qualquer brasileiro apaixonado pela arte moderna, que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna.
A exposição, com curadoria de Gulherme Wisnik, pretende revelar a fusão entre a arte e o esporte brasileiro, duas paixões nacionais que sempre se correlacionaram ao longo da história.
A iniciativa faz parte da Agenda Tarsila, que reúne eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna.
O museu divide a mostra em 22 temas que relacionam o esporte e o modernismo entre os anos de 1922 e 2022. Os visitantes terão uma experiência completa com vídeos das épocas, fotografias e áudios históricos originais ou interpretados por atores.

A identidade visual da mostra foi concebida pelo designer Kiko Farias e a cenografia ficou a cargo de Álvaro Razuk.
Em fevereiro de 1922 diversos artistas modernistas celebravam o momento histórico da arte no Theatro Municipal. Em setembro do mesmo ano, no Vale do Anhangabaú, milhares de torcedores acompanhavam juntos o Campeonato Sulamericano de Futebol que foi vencido pelo Brasil.
A exposição 22 em Campo: 100 anos de futebol e modernismo no Brasil foi inaugurada em 14/07/2022 e ficará em cartaz até 29 de janeiro de 2023. A exposição contou com o apoio de diferentes empresas privadas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A mostra é aberta para pessoas de todas as idades e é grátis às terças-feiras.
Mais informações:
Museu do Futebol
Exposição 22 em Campo – 100 anos de futebol e modernismo no Brasil
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Estacionamento com Zona Azul Especial

