Home Mercado da Bola 7 goleiros brasileiros que irão atuar na Arábia Saudita na próxima temporada

7 goleiros brasileiros que irão atuar na Arábia Saudita na próxima temporada

Marcelo Grohe, Paulo Vítor e Renan Ribeiro serão os astros da Liga da Arábia Saudita na temporada 2022/2023

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Os goleiros brasileiros estão em alta na Arábia Saudita. Dos 16 clubes que disputam a primeira divisão, seis terão em suas metas arqueiros tupiniquins. Marcelo Grohe, um dos maiores ídolos da história recente do Grêmio, está indo para sua quarta temporada no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Com passagem pela seleção brasileira, o camisa 1 é um dos maiores astros da Liga da Arábia Saudita. A competição, que tem seu início previsto para a segunda quinzena de agosto, deverá receber outros guardas-redes revelados por aqui.

A recente ida de Maílson, que não gerou lucro aos cofres do Sport Recife, mostra que os dirigentes árabes estão cada vez mais atentos ao mercado da bola brasileiro para qualificar ainda mais seus times.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apresenta abaixo sete goleiros brasileiros, que assim como o ex-goleiro rubro-negro, irão se aventurar na Arábia Saudita nesta temporada. Confira o levantamento feito pela reportagem!

Marcelo Grohe

Al-Ittihad Jeddah

Primeiro goleiro brasileiro contratado por um clube da Arábia Saudita. Depois da passagem histórica pelo Grêmio, quando conquistou a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017) e a Copa do Brasil (2016), ele se transferiu para o Al-Ittihad.

Apesar de ser o principal arqueiro em atividade no país, Marcelo Grohe teve passagem sem títulos pelo clube. Após três temporadas, ele trocou de clube e se transferiu para o tradicional Al-Ittihad de Jeddah. Aos 35 anos, ele assinou contrato até junho de 2023.

PUBLICIDADE

Renan Ribeiro

Al-Ahli Jeddah

Está indo para sua primeira temporada na Arábia Saudita. Após dois anos parado em Portugal, ele chega ao Al-Ahli Jeddah com status de grande contratação. Em quatro anos na Europa, passou por Estoril Praia e Sporting. Seu contrato vai até junho de 2023.

Revelado pelo Botafogo-SP, o goleiro de 32 anos soma passagens por São Paulo e Atlético-MG onde conquistou o Campeonato Mineiro (2010 e 2012). Além disso, foi titular do Brasil na conquista do Campeonato Sul-Americano sub-20 (2009).

Paulo Vítor

Al-Ettifaq

PUBLICIDADE

É outro estreante na Liga da Arábia Saudita. Ele foi contratado pelo Al-Ettifaq após passagem destacada pelo Marítimo, de Portugal. Essa é a terceira vez que atuará no exterior. A primeira experiência foi no Gaziantepspor, da Turquia, em 2017.

Revelado pelo Flamengo, Paulo Vítor também atuou por America-RJ e Grêmio ao longo da carreira. Aos 35 anos, tem currículo os títulos da a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017) e a Copa do Brasil (2013). Seu contrato vai até junho de 2023.

Douglas Friedrich

Al-Khaleej

Cria das divisões de base do Grêmio Maringá, o goleiro é outro novato na Liga da Arábia Saudita. Aos 33 anos, foi contratado pelo Al-Khaleej após se destacar no começo desta temporada com a camisa do Avaí. Seu contrato vai até junho de 2023.

PUBLICIDADE

Além do clube catarinense, ele soma passagens por clubes como Juventude, Bahia, Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino. No exterior, também defendeu o Naft Abadam, do Irã, em 2009.

Victor Braga

Al-Tai

É outra cara nova na Arábia Saudita. Com passagem pelas divisões de base do Vitória e Bahia, ele é pouco conhecido aqui no futebol brasileiro. Afinal, fez carreira no futebol português atuando por clubes como FC Arouca, Moreirense e União de Leiria.

Aos 30 anos, o baiano, de Salvador, terá sua primeira experiência no Oriente Médio. Seu contrato com o Al-Tai vai até junho de 2023. O acordo prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada com os árabes.

PUBLICIDADE

Maílson

Al-Taawon

Um dos goleiros mais cobiçados nesta janela de transferências pelos clubes brasileiros foi parar na Arábia Saudita. Com propostas de Botafogo, Internacional, Santos e São Paulo, ele acertou contrato com o Al-Taawon até dezembro de 2025.

Aos 26 anos, Maílson gerou apenas US$ 500 mil (R$ 2,6 milhões, pela cotação atual) aos cofres do clube pernambucano. Seu contrato com o Sport expirava no fim da atual temporada. Para não sair de graça, a diretoria rubro-negra o negociou por um valor baixo.

Cássio

Al-Taawon

PUBLICIDADE

Aos 41 anos, Cássio é o goleiro brasileiro mais velho em atividade na Arábia Saudita. Ele, inclusive, nem pensa na aposentadoria. Afinal, renovou seu contrato com o Al-Taawon até junho de 2023. Com isso, irá disputar posição com o recém-contratado Maílson.

No futebol brasileiro, o goleiro soma passagens por Olaria, Bangu, America-RJ, Vasco e Macaé Esporte. No entanto, construiu carreia sólida atuando em Portugal onde vestiu as camisa do Paços de Ferreira, FC Arouca e Rio Ave.

Presidente da Federação Espanhola defende acordo com a Arábia Saudita. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBT25IRG1pZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]