O Santos reintegrou cinco jogadores para, pelo menos, encorpar o elenco na disputa do Brasileirão Série A. Agora com Marcelo Fernandes no comando interino da equipe, a diretoria, que está à procura de um novo técnico e um diretor de futebol, decidiu encerrar a punição imposta pelo ex-técnico Fabián Bustos.
O Torcedores.com apurou que Allanzinho, Ed Carlos, Ivonei, Taílson e Weslley Patati, e voltarão a ficar à disposição de Marcelo Fernandes depois de um período afastados do elenco principal do Santos.
A reintegração foi um pedido de pessoal de Fernandes ao presidente do clube, Andrés Rueda, que pretende dar oportunidades a todos os jogadores enquanto o Santos não anuncia o novo treinador para a sequência da temporada.
Ainda segundo apurou a reportagem, a reintegração dos atletas não tem a ver com a dificuldade que o clube vem encontrando para encontrar reforços. Andrés Rueda entende que é necessário mantê-los em atividade para conseguir uma transação no futuro.
Com isso, Marcelo Fernandes terá mais opções para escalar o time. Deixar jogadores afastados contribui para a falta de harmonia no elenco. Além disso, também pode gerar ações trabalhistas contra o clube em um espaço curto de tempo.
Qual a situação dos jogadores?
Allanzinho
Destaque na base, Allanzinho foi promovido ao elenco principal em 2021. Seu contrato com o clube vai até dezembro de 2023. E a multa rescisória está fixada em 70 milhões de euros (R$ 377,6 milhões, pela cotação atual).
Nesta temporada, por exemplo, disputou apenas duas partias pelo Santos: Corinthians e Guarani. Nesse ínterim, totalizou apenas 15 minutos em campo ainda sob o comando do técnico Fábio Carille.
Logo após a chegada de Fabián Bustos, ele foi colocado para treinar à parte até encontrar uma nova equipe para dar prosseguimento à sua carreira longe da Vila Belmiro. No ano passado, Allanzinho teve passagem destacada pelo Guarani.
Ed Carlos
Em julho de 2021, Ed Carlos foi contratado pelo Santos logo após se desligar do São Paulo. No Peixe, o meia reforçou o time sub-23 na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. No começo deste ano, ele chegou a participar de alguns treinos com o grupo principal.
Apesar disso, Ed Carlos não conseguiu espaço para mostrar seu futebol com os ex-técnicos do Santos. Pela equipe sub-20, o meia-atacante disputou nove partidas na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Ivonei
Considerado uma das principais promessas das categorias de base do Santos, Ivonei terá a chance se firmar no elenco com o técnico Marcelo Fernandes. Afinal, o volante é o maior destaque do time sub-20 no momento.
Nesta temporada, por exemplo, ele disputou 15 partidas nos juniores: cinco no Campeonato Brasileiro e 10 no Campeonato Paulista. Além disso, marcou 10 gols com a camisa alvinegra no Estadual. Por isso, está sendo convocado para mostrar serviço no time de cima.
Taílson
O ponta-direita chama a atenção pela velocidade e vigor físico. Apesar da passagem destacada pela base alvinegra, ele não se firmar com os treinadores que passaram recentemente pela Vila Belmiro, entre eles Jorge Sampaoli, Ariel Holan, Jesualdo Ferreira e Fabián Bustos.
Nesse meio tempo, Taílson foi emprestado em sequência a Coritiba e Náutico para adquirir experiência. No entanto, o atacante teve passagem de pouco brilho pelo Alto da Glória e Aflitos, respectivamente. Com isso, foi devolvido ao Santos.
Weslley Patati
O ponta-esquerda é o maior destaque do time sub-20 do Santos em 2022. Ao todo, disputou 54 partidas com a camisa alvinegra nesta temporada: 22 no Campeonato Brasileiro, oito na Copa São Paulo de Futebol Júnior e 24 no Campeonato Paulista.
Além disso, balançou as redes em 13 oportunidades e fez duas assistências. Apesar disso, o jovem não conseguiu convencer Fabián Bustos a lhe dar oportunidades no elenco principal. Agora, com Marcelo Fernandes tem a chance de se firmar entre os profissionais do Peixe.
Bastidores da vitória do Santos sobre o Atlético-GO na Vila. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJrTTNHUXBpSyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]