Home Esportes Olímpicos Ana Sátila recebe advertência e fica em quarto lugar

Ana Sátila recebe advertência e fica em quarto lugar

Brasileira teve problemas na decisão com a largada e ficou sem medalha

Renan Silva
Colaborador do Torcedores

A canoísta Ana Sátila ficou na quarta posição do mundial slalom K1 Extreme, nova etapa da modalidade, realizado na cidade alemã de Augsburg. O pódio ficou definido entre Jessica Fox (ouro), Kimberley Woods (prata) e Mònica Dòria (bronze). Após uma semifinal tranquila, ficou presa entre barcos no início da final, sem uma porta e retornando para executar o contorno. Entretanto, um fato desagradável marcou a decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A francesa teve o peito atingido com a ponta da canoa de Ana Sátila, uma forte pancada, enquanto fazia a volta no portal de retorno. Todavia, a campeã olímpica no C-1 em Tóquio continuou firme no percurso, até faturar a medalha de ouro. Após completar 28 anos, Jessica Fox coleciona três medalhas olímpicas no K-1: dois bronzes no Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020, além da prata em Londres 2012. A modalidade estará na próxima olimpíada, em Paris.

Ana Sátila foi duplamente punida, já que não passou em um portal na última descida. Mineira de Iturama, foi a primeira mulher brasileira que chegou em uma final de olimpíada na modalidade slalom. Ano passado, em Tóquio, obteve 164 segundos de marca na descida, perdendo 57 segundos nas portas 7 e 22. Em 2020, conquistou medalha de ouro no C-1, em Tacen, na Eslováquia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sua primeira experiência foi logo aos 16 anos, quando era a mais jovem na delegação que representou o país na Olimpíada de 2012, em Londres. Na sequência, conquistou o título mundial júnior em 2014, além do vice-campeonato SUB23 na temporada seguinte. Foi ouro no C-1 e prata no K-1 em Toronto, no Canadá. Também foi campeã pan-americana em 2019, nas modalidades Slalom C1 e K1 Estremo, nos jogos realizados em Lima, no Peru.

Better Collective