Em toda a história da Fórmula 1, o Brasil só teve um vencedor na história do circuito de Paul Ricard, onde será realizado o GP da França neste final de semana. Trata-se de Nelson Piquet, que em 1985 levou a equipe Brabham-BMW a sua primeira e única vitória naquele ano.
Após ter um péssimo começo de temporada, conquistando um ponto em seis etapas, a BMW precisava melhorar no campeonato se quisesse almejar algo. Em Paul Ricard, o calor do verão europeu ajudou os pneus e o carro do brasileiro a ter um bom desempenho desde os treinos.
Depois de conseguir um 5º lugar no treino classificatório, Piquet teve problemas antes mesmo da formação do grid. O carro da Brabham quase teve que largar dos boxes, sendo arrumado poucos minutos próximos da largada. Logo no começo, o brasileiro conseguiu assumir a 3º posição, ultrapassando Michele Alboreto e Alain Prost.
A segunda posição foi conquistada na sétima volta, disputando com Ayrton Senna e aproveitando a principal reta de Paul Ricard para fazer a ultrapassagem. Era questão de tempo para o brasileiro assumir a ponta, o que aconteceu três voltas depois, depois de diminuir vantagem para Keke Rosberg.
Disparando na liderança, Piquet continuou com um rendimento excelente, sendo o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Foi a última vitória do piloto na equipe Brabham, que no final da temporada assinou contrato com a Williams.

