O Barcelona-EQU se pronunciou pela primeira vez em relação às notícias envolvendo uma possível mudança na cidade-sede da final da Conmebol Libertadores 2022.
Alfaro Moreno, presidente do Barcelona de Guayaquill, respondeu a um tweet publicado pelo jornalista esportivo e vereador Andrés Guschmer, afirmando que o clube segue em contato com a Federação Equatoriana de Futebol para tentar resolver todas as situações pendentes.
As informações divulgadas pela imprensa equatoriana apontam que Guayaquill pode deixar de sediar a final da Libertadores por não cumprir com as exigências da Conmebol em relação aos aspectos técnicos do Estádio Monumental de Barcelona, palco da decisão.
Caso ocorra a mudança de sede, esta seria a segunda mudança em quatro finais únicas de Copa Libertadores. Em 2019, a final de Santiago foi transferida para Lima em razão dos protestos sociais no Chile. As finais de 2020 (Maracanã, sem público) e 2021 (Estádio Centenário) ocorreram normalmente.
Além disso, a decisão da Conmebol Sul-Americana de 2022 também já teve o seu local modificado: a final ocorreria no Estádio Mané Garrincha em 1º de outubro, mas a CBF decidiu abrir mão da decisão por questões de segurança, envolvendo uma preocupação com a realização das eleições presidenciais. A decisão foi remarcada para o Estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina.
Veja o tweet de Andrés Gusmacher e a resposta do presidente do Barcelona sobre a final da Libertadores
Seria bueno ser más especifico @aguschmer, ya que en #BSC hemos sido sumamente responsables, y nuestra comisión de estadio,sigue adelante y en contacto permanente con #SelimDoumet encargado FEF en las mejoras de nuestra casa,más que temas adm,financieros, suena a tema político. https://t.co/n6dyyDBTXO
— Beto Alfaro Moreno (@AlfaroMoreno) July 26, 2022
Andrés Guschmer: “É uma lástima que justo hoje, quando se comemoram os 200 anos do encontro entre Bolívar e San Martin, que este sonho pelo qual estamos trabalhando com tanto esforço e ilusão pode acabar sendo destruído por um tema administrativo e financeiro. Senhores, ainda é tempo de cumprir com seus compromissos.”
Alfaro Moreno: “Seria bom você ser mais específico Andrés, pois o Barcelona está sendo muito responsável, e nossa comissão de estádio segue em contato permanente com Selim Doumet, representante da FEF, para as melhorias de nosso estádio. Mais do que temas administrativos e finaneiros, este é um tema político.”

