Home Futebol Barcelona: Xavi estuda possibilidades para um retorno de Messi e define data

Barcelona: Xavi estuda possibilidades para um retorno de Messi e define data

Após Laporta abrir as portas para o atacante do PSG, o técnico do Barça pediu ao dirigente que estude a volta do astro para alavancar o time

Luciano Ferreira
Luciano Ferreira é um jornalista graduado no Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista - UNIP desde 2021. Atuou anteriormente na cobertura de futebol e basquete na agência Wecel Mídia. Atualmente trabalha como redator de esportes no Torcedores.com.

Técnico do Barcelona, Xavi Hernández solicitou a Joan Laporta a elaboração de um estudo para o retorno de Lionel Messi ao Camp Nou. O ex-jogador possui uma boa relação com o argentino e aposta que a volta do ídolo terá influência econômica e esportiva ao clube. Além disso, o regresso do astro serviria para que ele encerrasse seu círculo no conjunto catalão em grande estilo. Outra motivação seria dar ao atacante a oportunidade de se aposentar vestindo a camisa com a qual ele se tornou um dos melhores jogadores de todos os tempos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para Xavi, a presença de Messi no Barcelona faria a equipe da Catalunha se relançar ao topo. A intenção do técnico é que Laporta comece a estudar a operação para que o argentino retorne ao clube assim que expirar seu contrato com o PSG.

E essa ideia, Xavi já transmitiu tanto ao presidente quanto à secretaria técnica catalã. Na visão do treinador, a saída do argentino para o Paris Saint-Germain, afetou muito o nível esportivo do Barcelona.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Messi deixou o Barcelona em 2021 – e aos olhos dos catalães, pela porta dos fundos – depois que as partes não chegaram a denominador comum para a renovação do vínculo. Como não alcançaram um acordo, o astro, portanto, decidiu encarar um novo desafio em Paris.

Para quando?

Lionel Messi encerra seu vínculo com o PSG em junho de 2023, ou seja, ao fim da temporada 2022/23. Sendo assim, o argentino retornaria ao Barcelona para disputar a temporada 2023/24.

Nesta data, Messi estaria com 36 anos e com 2 fora do Barça. No entanto, Xavi acredita que, mesmo assim, o astro terá ‘muito lenha para queimar’, e que poderá tranquilamente liderar o projeto da equipe.

PUBLICIDADE

“O técnico enxerga factível que o argentino volta à equipe para somar e liderar o projeto dentro sua realidade futebolística”, informa o jornal espanhol Sport.

PUBLICIDADE

“Sua partida foi uma ferida na entidade que acabou afetando todas as esferas. O primeiro, na economia porque enquanto o PSG, o clube que o contratou, fez muitos contratos de patrocínio que o ajudaram a aumentar sua renda comercial, o Barcelona ficou preso para ficar sem referência, sem nome, sem uma marca com a qual as empresas queriam se relacionar comercialmente. O Barça sofreu a ausência de Leo e os cofres ficaram enfraquecidos”, concluiu o jornal da Espanha.

Cabe ressaltar que o PSG, recentemente, demonstrou o interesse em renovar com o argentino para além de 2023. E na outra via, na manhã deste domingo (24), Joan Laporta – presidente do Barcelona – abriu as portas para o retorno do astro.

Barcelona sem Messi e Messi sem Barcelona

A saída de Messi do Barcelona veio após duas décadas com o craque exibindo seu talento no Camp Nou. E a equipe terminou sua primeira temporada sem o ídolo, desde a estreia do astro no profissional culé, em branco, pondo fim sua hegemonia dos últimos 10 anos, em que sempre terminava com algum título.

PUBLICIDADE

O Barça teve problemas para concluir suas jogadas em gols e passou por apuros para conseguir sua classificação à Champions League.

Por outro lado, Messi terminou a última temporada pelo PSG, como a menos goleadora de sua carreira, desde quando explodiu pelo Barcelona.

Pelo Paris Saint-Germain, o argentino atuou 34 jogos, com 11 gols e 15 assistências, considerando todas as competições. Enquanto na última temporada pelo Barça, Messi jogou 47 partidas, marcou 38 gols e distribuiu 14 assistências.

Xavi se pronuncia sobre os rumores

Após os rumores de que Xavi havia pedido o retorno de Messi, o treinador se pronunciou e disse que o regresso do jogador ao Barcelona é impossível neste momento. Isso porque o astro possui contrato com o PSG, e uma provável negociação só poderia ser tratada no futuro. As informações são do jornalista Fabrizio Romano.

PUBLICIDADE

“Não faz sentido falar do regresso de Leo Messi ao Barcelona neste momento, ele tem contrato com o PSG, então isso é impossível. Veremos no futuro”, disse Xavi

“Laporta já tinha dito que esperava que ainda não fosse o fim para Messi no Barça”, acrescentou.

Better Collective