Antes de mais nada, o Boca Juniors deve priorizar a contratação de um técnico com experiência internacional para o lugar de Sebastián Battaglia. O treinador não resistiu ao tropeço diante do Corinthians que culminou na eliminação do time na Copa Libertadores da América.
O Torcedores.com apurou que o presidente do Boca Juniors, Jorge Amor Ameal, prioriza a contratação de Ricardo Gareca. O treinador ainda não definiu se seguirá no comando da seleção peruana depois de a equipe não se classificar para a Copa do Mundo.
O ex-técnico do Palmeiras está cotado para assumir o comando da Colômbia que não conseguiu vaga no Mundial do Catar. No entanto, Ricardo Gareca só deve definir seu futuro após o torneio. Afinal, seu maior desejo é ser treinador da seleção argentina.
Aos 64 anos, Ricardo Gareca não comanda um clube desde 2014, quando teve fraca passagem pelo Palmeiras. Ao todo, o argentino ficou à frente do time em 13 jogos, com quatro vitórias, um empate, oito derrotas e 33% de aproveitamento.
Logo após deixar o Palestra Itália, ele assumiu a seleção peruana. Desde então, classificou o time para a Copa do Mundo de 2018. Além disso, foi vice-campeão da Copa América de 2019 sendo derrotado pelo Brasil no Maracanã.
Como jogador, Ricardo Gareca iniciou a carreira no Boca Juniors em 1979. Posteriormente, o atacante vestiu as camisas do River Plate, América de Cali, Vélez Sarsfield e Independiente. E conquistou a Copa América de 1983.
Renato Gaúcho é opção
Renato Gaúcho está sem clube desde que foi demitido do Flamengo, em novembro de 2021. O Torcedores.com apurou que o treinador foi oferecido ao Boca Juniors através de um intermediário ligado ao seu estafe.
Recentemente, ele foi sondado pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes. Entretanto, o técnico não demonstrou interesse em mudar-se para o Oriente Médio. Desde então, Renato Gaúcho viu seu nome ser especulado em clubes como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco.
Se o Boca Juniors realmente concretizar sua contratação, será seu primeiro trabalho fora do Brasil. O último técnico estrangeiro do clube foi Fernando Riera. O chileno comandou a equipe entre 1971 e 1972.
O treinador de 59 anos tem a carreira consolidada no futebol brasileiro, onde conquistou a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2007 e 2016) e o Campeonato Gaúcho (2018, 2019, 2020 e 2021).
Ponta-direita de muita qualidade, com passagens por Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Cruzeiro, Roma e seleção brasileira, o ex-jogador iniciou a carreira de treinador no Madureira em 2000.
Homenagem a Maradona
Em 25 de novembro de 2020, o ídolo argentino Diego Maradona morreu em Buenos Aires em decorrência de problemas cardíacos. A partida do lendário camisa 10 rendeu homenagem de fãs, torcedores, jogadores, treinadores, dirigentes, empresários e autoridades políticas.
Dois dias depois, no jogo entre Grêmio e Tolima válido pela Copa Libertadores da América, Renato Gaúcho comandou o time usando uma réplica da camisa eternizada por Dom Diego na Copa do Mundo de 1986.
“Gostaria de homenagear meu grande amigo Maradona. Já fiz a homenagem usando a camisa dele. Foi um grande amigo que perdi. O mundo perdeu um gênio, uma lenda, e hoje é um dia que estou realmente muito triste”, disse à época em entrevista coletiva.
Renato Gaúcho: “O sonho que tenho é conquistar a Libertadores pelo Flamengo”. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJUZDBEYTJqSSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ ==”]

