Brasil leva ouro no Pan de ginástica artística e consegue vitória inédita sobre EUA
Vitória na competição por equipes completa bom desempenho do país nas disputas individuais
Ricardo Bufolin/CBG
O Brasil conquistou neste domingo o título do Pan-Americano de ginástica artística na modalidade feminino por equipes, com uma vitória inédita sobre o time dos Estados Unidos. O evento foi encerrado neste domingo, no Parque Olímpico do Rio, mesma arena sede das competições dos Jogos do Rio-2016.
A equipe formada pela campeã olímpica Rebeca Andrade e por Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Júlia Soares, Christal Bezerra e Carolyne Pedro somou 162,999 pontos, à frente das norte-americanas, com 161 pontos cravados, e do Canadá, com 155,534.
O Brasil já havia sido campeão por equipes no Pan do ano passado, mas sem a presença dos Estados Unidos, já que o evento foi classificatório para as Olimpíadas de Tóquio e o país já tinha sua vaga assegurada. O time veio renovado para a disputa e teve como grande estrela Kayla DiCello, bronze no individual geral do último Mundial, disputado no ano passado, no Japão, após as Olimpíadas.
O resultado reforça a impressão de que o Brasil terá boas chances de medalha tanto no próximo Mundial, que será disputado em outubro, em Liverpool, na Inglaterra, como nas Olimpíadas de Paris-2024.
A final da competição por equipes coroou uma semana de bons resultados do Brasil, que havia conquistado 12 medalhas nas provas individuais, sendo seis de ouro: Flavia Saraiva (individual feminino e trave), Rebeca Andrade (barras assimétricas), Caio Souza (individual masculino e salto) e Arthur Zanetti (argolas).

