A CBF divulgou neste domingo os áudios das conversas entre o árbitro Anderson Daronco e a cabine do VAR no jogo deste sábado entre Ceará e Palmeiras, no Castelão, pela 20ª rodada do Brasileirão Série A.
O Verdão venceu o jogo por 2 a 1, mas saiu reclamando muito da arbitragem, especialmente no lance que resultaria no gol do Ceará, em que Daronco marcou pênalti de Danilo em Vina num lance dentro de área.
Na gravação, é possível ouvir Daronco dizendo aos jogadores: “Se for errado eles me chamam, tá bom?” No VAR, contudo, os responsáveis pela conferência do lance concordaram com o árbitro de campo de que houve falta de Danilo no lance. “Daronco, lance checado e penal confirmado”, diz o auxiliar.
O VAR também concordou com a visão de campo de que não houve pênalti para o Ceará no primeiro tempo, numa trombada de Mendoza com Gustavo Gómez. A única mudança de decisão provocada foi a expulsão de Richardson por falta em Dudu, no começo do segundo tempo, num lance de contra-ataque.
No campo, Daronco considerou uma trombada normal, dizendo que os dois jogadores estavam “lado a lado”. Depois, porém, achou que Dudu estava à frente e foi derrubado, marcando falta fora da área e dando o cartão vermelho ao volante do Ceará.
Após a partida, tanto o técnico Abel Ferreira como o diretor de futebol, Anderson Barros, deram declarações reclamando da arbitragem – queixa constante do clube nas últimas rodadas.
Líder do Brasileirão com 42 pontos, o Palmeiras joga nesta semana contra o Atlético-MG, na quarta-feira, no Mineirão, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, e no domingo recebe o Goiás, no Allianz Parque, pela 21ª rodada do Brasileirão.

