Home Novidades Brasileirão: Grêmio anuncia adesão à Libra, mas faz ressalvas à divisão de dinheiro

Brasileirão: Grêmio anuncia adesão à Libra, mas faz ressalvas à divisão de dinheiro

Clube aderiu à Liga de Futebol Brasileiro, que conta com os clubes de maior torcida do país, mas quer “debate mais amplo” para evitar distorções

Fernando Cesarotti
Jornalista.
PUBLICIDADE

O Grêmio anunciou sua adesão formal à Liga do Futebol Brasileiro, a Libra, após aprovação pelo Conselho Deliberativo do clube. Com isso, a entidade, que conta com os clubes de maior torcida do país, ganha um aliado importante na disputa de poder e dinheiro que marca o futebol brasileiro desde o ano passado.

A Libra conta com 14 clubes (veja abaixo), enquanto sua concorrente, a Liga Forte Futebol, está com 25 associados – com Fluminense e Athletico-PR agindo como líderes informais e o Atlético-MG buscando ser um ponto de inflexão entre os dois grupos.

Das 40 equipes que disputam as Séries A e B do Brasileirão, apenas o Bahia agora não se posicionou para participar de um dos dois grupos.

PUBLICIDADE

Em nota, no entanto, o Grêmio pediu um debate mais amplo sobre a distribuição de receitas entre os clubes – justamente o ponto central da discussão e dos desentendimentos entre os dois grupos.

“É essencial que haja aprofundamento do debate visando o aprimoramento das regras de distribuição de receitas entre os associados, em especial, quanto aos critérios de rateio para minimizar eventuais distorções, mediante a fixação de limite máximo de diferença entre o valor a ser percebido pelo clube de maior receita frente ao que é atribuível às instituições de menor receita, durante o determinado período de transição, 2025 a 2029”, escreveu o clube em seu site.

O presidente Romildo Bolzan Júnior também fez uma declaração: “Estamos confiantes que a Libra possa se consolidar plenamente em breve, através da adesão da integralidade dos clubes da Série A e B e que ela servirá como uma verdadeira mola propulsora para o aperfeiçoamento e agregação de valor ao futebol brasileiro”, disse.

O objetivo dos dois grupos é assumir a organização das duas principais divisões do Brasileirão, deixando a cargo da CBF apenas a escala de árbitros e outras formalidades. O objetivo maior é Buscar acordos coletivos de publicidade e venda de direitos de TV que garantam altos valores para os clubes mais populares, mas ao mesmo tempo reduzir a distorção geradas pelas negociações individuais feitas nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Veja como está a lista de associados de cada uma das ligas até o momento:

Libra

Botafogo
Cruzeiro
Corinthians
Flamengo
Grêmio
Guarani
Ituano
Novorizontino
Palmeiras
Ponte Preta
Red Bull Bragantino
Santos
São Paulo
Vasco

Liga Futebol Forte

América-MG
Atlético-MG
Atlético-GO
Athletico-PR
Avaí
Brusque
Ceará
Chapecoense
Coritiba
CRB
Criciúma
CSA
Cuiabá
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Náutico
Operário
Sampaio Côrrea
Sport
Tombense
Vila Nova